Ter uma marca visível é o sonho de qualquer empreendedor, e com certeza o seu também. Mas o que você tem feito a respeito? Pode ser que não tenha dado o primeiro passo ainda por acreditar que terá que investir muito tempo na visibilidade do seu negócio, mas enquanto isso o tempo está passando e vendas estão sendo perdidas. E tem mais: essa tarefa pode ser bem mais simples do que parece, basta conferir as 10 dicas de marketing para bares e restaurantes para perceber isso.

Veja cada uma delas no próximo típico.

As dicas de marketing para bares e restaurantes que você deve seguir para aumentar a visibilidade do seu negócio

  1. Esteja nas redes sociais

Hoje um dia a presença nas redes sociais é praticamente obrigatória, tanto no que diz respeito à interação com seus clientes quanto no que diz respeito a atrair ainda mais público.

Mas, no que diz respeito à visibilidade em si, somente ter perfis criados e interagir não é o suficiente: invista em anúncios e promova suas publicações para que elas cheguem a mais pessoas.

  1. Tenha um site

E falando em coisas obrigatórias, não poderíamos deixar de lado o site… Não que ele por si só vá deixar sua marca mais visível, mas cumpre boa parte desse papel. Imagine, por exemplo, que alguém queira escrever uma matéria sobre os restaurantes e bares da sua região, incluindo o seu: essa iniciativa deixará seu negócio mais famoso, mas se não forem informados telefone e site para os leitores, de nada irá adiantar o esforço.

  1. Tenha um blog

E dentro desse site não pode faltar um bom blog recheado de conteúdos únicos criados por você ou alguém da sua equipe, voltados para os mais diversos assuntos ligados ao seu negócio e que podem educar ou ajudar seu público de alguma forma.

Esses conteúdos deixam sua marca mais visível no sentido em que forem se tornando relevantes e ganhando espaço nos resultados nas pesquisas em mecanismos como o Google e, de quebra, lhe fornecem muito mais autoridade.

  1. Esteja nas mídias da sua cidade

Sim, a boa e velha divulgação off-line ainda funciona, e muito!

Em sua cidade ou mesmo na sua região com certeza existem rádios e jornais que você pode utilizar em sua estratégia de marketing através de anúncios pagos ou até mesmo de algum tipo de parceria.

  1. Esteja nos aplicativos de entrega

Muitos donos de bares e restaurantes não enxergam aplicativos como iFood e Uber Eats como bons aliados, mas a verdade é que eles podem sim render boas vendas e, ainda, deixar sua marca muito mais visível.

Estude as taxas e os seus próprios números antes de se cadastrar.

  1. Distribua materiais gráficos

Essa dica sem dúvidas é considerada uma das mais “arcaicas” de todas, mas também funciona!

E essa distribuição de panfletos ou qualquer outro material pode ser feita de modo que não incomode as pessoas e nem cause sujeira nas ruas da cidade…

Se você tem um restaurante vegetariano, por que não firmar parceria com um hortifrúti para que esses materiais sejam dados aos clientes? Se tem um bar cujo maior público é masculino, peça para o dono de uma barbearia para deixar alguns panfletos… São muitas oportunidades para explorar!

  1. Crie promoções que gerem o “boca a boca”

Quanto mais criativa for a promoção, mais assunto ela irá gerar e assim seu bar ou restaurante ficará mais conhecido.

Vale a pena, ainda, apostar em promoções nas quais o participante precisa marcar um conhecido nas redes sociais ou levar alguém para conhecer o local, como “traga um amigo e ganhe uma dose de tequila”. Afinal, nos dois casos terão pessoas vendo sua marca pela primeira vez.

  1. Se cadastre no Google Meu Negócio

Essa é uma das principais dicas de marketing para bares e restaurantes que poderíamos te dar, pois o Google Meu Negócio está diretamente ligado ao Google Maps e às pesquisas feitas pelos usuários.

dicas-de-marketing-para-bares-e-restaurantes

Seu restaurante vegetariano fica em Sorocaba? Então, ao se cadastrar, sempre que alguém buscar por “restaurante vegetariano em Sorocaba” ou “restaurante em Sorocaba”, grandes são as chances de você aparecer no topo da página, já com muitas das informações que o cliente precisa para chegar até você.

  1. Trabalhe palavras-chave na internet

E por falar em buscas na internet, não poderíamos deixar de dar essa outra dica, e aqui estamos nos referindo a de fato investir em palavras-chave, e não esperar que elas levem os clientes até você de forma orgânica, como acontece quando se tem um blog bem trabalhado.

Não é preciso investir muito, e com um pouco de estudo você mesmo pode cuidar dessa tarefa utilizando, por exemplo, o Google Adwords.

  1. Crie eventos

Você fez um evento de inauguração? Se sim ou se não, por que não investir um pouco de tempo e dinheiro para se divulgar também dessa maneira?

E aqui, mais uma vez, existem muitas possibilidades para serem exploradas… Você pode aproveitar datas comemorativas como o Dia dos Namorados ou eventos especiais como finais de campeonatos esportivos para criar o seu evento. Mas lembre-se de divulgá-lo, seja impulsionando nas redes sociais ou pagando alguma mídia da sua cidade.

Dessa forma, quem ainda não conhece o seu negócio passará a conhecer e frequentar, se o evento realmente chamar a atenção.

As vantagens além da visibilidade

Todas essas dicas de marketing para bares e restaurantes te ajudarão a tornar seu negócio cada vez mais conhecido, mas as vantagens vão além da visibilidade.

Com essas dicas você estará, ainda, se destacando da concorrência que muitas vezes, por já ser conhecida, não investe mais em divulgação como deveria. Ganhando mais destaque e visibilidade também há, consequentemente, o aumento das vendas, contribuindo com a sua lucratividade.

E é por isso, entre outros motivos, que é tão importante que você tenha um controle financeiro impecável, caso contrário não conseguirá ver o lucro no final do mês e todo esforço terá sido em vão.

Para aprender tudo sobre esse assunto e ter em mãos as ferramentas ideais para administrar seu dinheiro, conheça nossas Planilhas de Gestão Financeira.

Se ficar com qualquer dúvida, clique aqui e converse com a nossa equipe.

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