Vender mais provavelmente é uma preocupação constante, mas vamos combinar que há períodos nos quais ela se torna ainda maior. Em momentos de crise, por exemplo, atrair clientes pode ser bem mais complicado, bem como em datas que sejam mais “mornas” do que o Dia dos Namorados. Mas, calma: existem dezenas de promoções criativas para aumentar as vendas do seu restaurante que você pode colocar em prática durante todo o ano para que os lucros continuem aparecendo, e no decorrer desse post você conhecerá 5 delas.

Ao final, se surgir alguma dúvida, é só deixar um comentário ou entrar em contato para que possamos te ajudar.

Ideias de promoções criativas para aumentar as vendas do seu restaurante

Envolva seus clientes nas datas comemorativas

Ok, você certamente já busca fazer isso no Dia dos Pais e no Dia dos Namorados, mas por que se prender somente a essas datas comemorativas quando pode usar as demais de forma criativa para aumentar as vendas do seu restaurante?

O Dia das Crianças, por exemplo, pode ser utilizado para reunir as famílias de seus clientes para uma refeição gostosa com atividades ou surpresas para os pequenos. Já se o seu restaurante está em uma área comercial, com agências de publicidade por perto, o Dia do Publicitário pode ser comemorado com descontos ou sobremesa grátis para os funcionários das mesmas. São apenas algumas ideias, mas não deixam de ser um ponto de partida.

“A cada 10, ganhe 1”

Sabe quando a pizzaria te oferece uma pizza grátis após você comprar 10 unidades? Essa ideia de promoção é muito usada justamente por funcionar, e é perfeita também para restaurantes.

Coloque em prática um cartão de fidelidade onde pode marcar todas as refeições que cada cliente fizer e, assim que completarem 10 ou outra quantia previamente estipulada, a seguinte será cortesia da casa. Isso automaticamente criará nas pessoas a vontade de continuar optando pelo seu estabelecimento, ajudando a manter e melhorar seus lucros.

Ofereça bebidas grátis

A ideia de promoção mencionada acima também serve para essa. O cliente que completar 10 refeições (ou outra quantidade), pode ganhar uma bebida grátis, bem como aquele que completar um número específico de pedidos de bebida, o que é perfeito para restaurantes nos quais as pessoas pedem muito vinho ou algum drink.

Outra promoção bacana envolvendo bebida pode ser praticada em dias ou horários específicos da semana. Por exemplo: suco grátis toda segunda-feira, ou suco grátis para todos que forem almoçar entre 14h00 e 15h00, considerando que esse costuma ser o horário limite para servir almoço, e o que nem sempre enche a casa.

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Incentive a descoberta de novos clientes

Com um bom banco de dados você consegue ter o cadastro de todos os seus clientes, o que é ótimo para diversas iniciativas, incluindo a criação de promoções criativas para aumentar as vendas do seu restaurante.

Se você consegue saber exatamente quem está indo ao seu restaurante pela primeira vez, use isso a seu favor!

Crie uma promoção com o seguinte conceito: o cliente que levar um amigo não paga o prato, enquanto o amigo em si não paga a bebida ou ganha uma sobremesa, ou ambos ganham desconto de 50%. É um grande incentivo para atrair outras pessoas, e você terá como saber se o cliente novo realmente está indo pela primeira vez.

Aproveite as redes sociais

Falar de usar as redes sociais hoje em dia para criar promoções pode parecer desnecessário, mas muitos empresários ainda não fazem o uso das mesmas, ou não fazem do jeito certo para atrair e manter clientes.

Ideias simples, como “poste uma foto fazendo check-in em nosso restaurante e ganhe uma bebida” já costumam surtir um ótimo efeito a um custo muito baixo, então por que não arriscar? Promoções mais elaboradas também ajudam a aumentar as vendas do seu restaurante.

Imagine que bacana premiar o cliente que mais mencionar sua marca nas redes sociais durante o ano com refeições vitalícias, ou criar um concurso no qual os clientes devem tentar reproduzir seus pratos favoritos do seu restaurante e compartilhar os respectivos vídeos na internet… Geraria um buzz e tanto, não é?

Outras ideias para aumentar as vendas do seu restaurante

Além de dar atenção às promoções, é importante que você adote outras táticas para aumentar as vendas do seu restaurante e fazer com que seus clientes queiram recomendá-lo cada vez mais.

Uma delas é prezar pelo atendimento, deixando sua equipe motivada para fazer sempre mais e melhor. Qualquer pessoa gosta de ser bem tratada, e com os clientes de um restaurante não seria diferente: um sorriso no rosto, a entrega dos pratos no tempo certo e até mesmo a forma como são atendidos no caixa ajudam a ditar a opinião que será formada sobre o lugar.

A etapa de montar um cardápio para restaurante ou atualizar o que você já possui também é muito importante, pois a disposição dos itens influenciam diretamente o consumo e, consequentemente, seu lucro ao final de cada mês. Aqui, não usar cifrão, mostrar os pratos da forma correta, utilizar fotos de qualidade e indicar quais são as escolhas do cheff ou os mais pedidos são atitudes que dão muito resultado.

E, por fim, não abra mão de ter um ambiente agradável e convidativo, para que os clientes sempre se sintam à vontade e queiram voltar. Se preciso, contrate alguém para te ajudar com as cores, a mobília, e até mesmo com a música ambiente, pois esse ponto também é importante para as vendas. Determine um padrão e faça o que for preciso para mantê-lo, pois sua queda poderá ser facilmente notada, e ninguém gosta de frequentar um lugar decadente.

Tanto as promoções que indicamos quanto essas dicas extras podem te ajudar muito e não são difíceis de serem colocadas em prática, e o melhor: os resultados positivos aparecem a curto prazo.

Para mais dicas como essas, que podem aumentar as vendas do seu restaurante, conheça e acompanhe nosso blog. Lá você também irá descobrir como otimizar seus lucros e trabalhar seu estoque da forma correta, mantendo seu negócio girando da melhor maneira.

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