O que te impede, hoje, de empreender na Alimentação Fora do Lar? Muitas pessoas têm vontade de dar esse passo, mas não o fazem por serem de ramos diferentes e, por isso, acreditarem que a ideia não dará certo. Porém isso não é verdade.
E o publicitário Peterson Carvalho é um exemplo claro disso: com início da sua carreira na comunicação, hoje ele possui 4 unidades da Aik Temaki, é idealizador do Rei da Cerva e CEO do Mercadão da Cidade, um complexo gastronômico em Feira de Santana, na Bahia.
Confira, abaixo, o que ele tem a dizer para quem deseja trilhar um caminho semelhante.
Dicas para empreender na Alimentação Fora do Lar
Não tenha receio de aprender com quem já está nesse mercado
Uma das melhores iniciativas de Peterson no início da marca Aik Temaki foi buscar os conselhos de um dono de restaurante em relação à gestão e outros pontos importantes.
Você pode fazer o mesmo, seja pagando por uma consultoria ou, como no caso de Peterson, firmando uma parceria: em troca de conhecimento, ele ofereceu seus serviços publicitários.
Pense em facilitar o processo de compra dos clientes
No conceito adotado para o Aik Temaki houve quebra de padrões em relação à imagem que costumamos ter dos restaurantes japoneses, como locais elegantes e mais formais.
Não que essa traduza a realidade de estabelecimentos desse modelo, mas a temakeria seguiu uma linha mais informal, inclusive no layout do cardápio: nele, ao invés de somente os nomes, foram disponibilizados também números representando cada opção. Dessa forma, nenhum cliente precisa deixar de pedir algo por não conseguir ler.
Uma iniciativa simples, porém muito eficaz, não é mesmo?
Trate as reclamações com o mesmo carinho com que trata os elogios
Essa afirmação pode te parecer estranha, mas ela não quer dizer que você deva receber muitas reclamações.
Muito pelo contrário: você e sua equipe devem prezar sempre pela excelência, a fim de receberem o máximo possível de elogios e ficarem felizes com isso. O segredo, porém, é saber encontrar essa felicidade também quando surgir alguma crítica.
Como ensinado por Peterson Carvalho, são as críticas que te mostrarão onde você deve melhorar. E se um cliente tirou um tempinho para te “dar esse toque” é por que ele se importante com sua marca. Fique feliz com isso também!
Confira mais sobre essas e outras dicas no vídeo abaixo:
A Alimentação Fora do Lar pode parecer difícil para quem quer empreender, mas com esforço e seguindo as dicas certas é possível chegar ao tão sonhado sucesso.
Continue aprendendo mais sobre esse assunto com o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, e se tiver dúvidas durante esse aprendizado, fale com a gente.