Os aplicativos de vendas delivery para restaurante chegaram para revolucionar o mercado, e isso é algo que não podemos negar. Trabalhar com eles, porém, requer um pouco de estudo e atenção, para que os lucros de fato possam surgir. Mas não é apenas a parte financeira que você deve analisar, sabia?

Assim como quando um empresário decide adquirir um novo equipamento para a sua empresa, na hora de escolher com qual aplicativo trabalhar (ou quais aplicativos), é importante pensar além do dinheiro e de fato tentar entender tudo que o envolve.

E é por isso que criamos esse artigo: nele você irá descobrir os principais pontos que deve conhecer a respeito dos aplicativos em questão, para então começar a trabalhar com eles ou até mesmo melhorar o trabalho que já está sendo feito.

Os aplicativos de vendas delivery para restaurante são o que hoje é chamado de marketplace

É isso mesmo que você leu: hoje em dia existem diversos aplicativos disponíveis no mercado, como iFood, Rappi e Uber Eats, e cada um deles nada mais é do que um marketplace. Ou seja: um local onde dezenas de empresas estão reunidas oferecendo seus produtos.

O marketplace do Facebook é um ótimo exemplo para que você consiga entender melhor esse termo: lá é possível encontrar centenas de produtos e serviços de todos os tipos, oferecidos pelas mais diversas empresas. A diferença, no que diz respeito aos aplicativos de vendas delivery para restaurante, é que neles o foco é em vender alimentos, porém o cliente continua tendo muitas opções ao ser dispor.

Para os consumidores os benefícios são inúmeros:

  • Muitas opções de escolha;
  • Agilidade na hora do pagamento;
  • Diversos cupons de desconto;
  • A facilidade de fazer tudo em poucos cliques e receber a refeição em casa.

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Já para os donos de restaurante, o fato de fazer parte de um marketplace também significa ter que disputar a atenção dos clientes com outros empreendedores: se no que diz respeito ao espaço físico você talvez não precise se preocupar tanto com a concorrência, dentro dos aplicativos essa preocupação passa a ser maior.

3 vantagens que os aplicativos oferecem para os donos de restaurante

Mas o fato de a concorrência ser maior dentro dos aplicativos de vendas delivery para restaurante não significa que eles não tenham suas vantagens.

Nesse caso elas incluem:

Permitir que seu restaurante trabalhe com delivery

Oferecer entregas já não é mais algo a ser considerado como diferencial, mas sim como uma das inúmeras coisas que as pessoas acreditam ser “o mínimo” que um restaurante deva fazer. Em épocas consideradas de crise, por exemplo, quando sair para comer se torna uma experiência mais cara, pedir algo para ser consumido em casa é a melhor solução.

Logo, o delivery também é uma ótima forma de aumentar os lucros, mas muitos empreendedores deixam a ideia de lado por não terem dinheiro para lidar com a contratação de entregadores. Com os aplicativos, esse problema é facilmente contornado.

Deixar sua marca visível para mais pessoas

Sim, tais aplicativos reúnem muitos restaurantes em um só lugar, mas isso não significa, necessariamente, que o seu ficará “escondido”. Muito pelo contrário: ele será mostrado a todas as pessoas que estiverem na região buscando uma refeição.

Mesmo que elas não comprem de você, grandes são as chances de visualizarem o que está oferecendo e, quem sabe, fazerem o pedido do seu produto na próxima vez.

Possibilidade de aumentar suas vendas e seus lucros

Com mais pessoas vendo sua marca, suas vendas têm tudo para crescer e, com elas, seu lucro.

O grande “X” da questão, e talvez uma das poucas desvantagens que esses aplicativos possuem, é a cobrança de taxa, sendo fundamental que você as estude antes de cadastrar seu restaurante. Caso contrário, dificilmente irá lucrar.

Uma ótima saída para evitar que isso aconteça, além de estudar os números com cuidado, é tomar iniciativas que levem as pessoas que estão nos aplicativos diretamente para os seus próprios canais de venda.

Falamos mais sobre isso no tópico abaixo.

Como utilizar esse marketplace para levar cada vez mais pessoas para os seus canais de venda

Pode ser que você já tenha clientes que comprem direto com você e também nos aplicativos. Nesse caso o esforço seria de fidelizá-los em relação ao uso de seus canais de venda, e não de necessariamente atraí-los.

Mas, mesmo assim, as dicas utilizadas para atrair quem tem o primeiro contato com sua marca no iFood, por exemplo, para que na próxima vez compre ligando diretamente para você, também valem para esse público.

Por exemplo:

Envie informativos e panfletos

Por que enviar somente o que o cliente pediu, quando você pode enviar algo mais, para que ele conheça ainda mais sua marca?

Nada impede que, mesmo tendo um restaurante, você crie um panfleto similar aos trabalhados pelas pizzarias para ser colocado na embalagem do pedido, ou mesmo algum informativo com telefones para contato, endereço e destaques da casa.

Envie brindes

Os brindes também são ótimos na hora de atrair e fidelizar, e não precisam ser muito elaborados.

Pode ser até mesmo um imã criativo para a geladeira ou um calendário divertido (caso seja final de ano).

Crie promoções tentadoras

Se uma pessoa realmente enxergar vantagem em comprar diretamente com você, ao invés de utilizar os aplicativos de vendas delivery para restaurante, ela certamente fará a compra sem pensar duas vezes.

Mas para que isso aconteça é importante que haja a atração certa, e as promoções serão suas melhores aliadas nessa tarefa. Uma ideia: envie junto ao pedido um informativo promocional através do qual é oferecido determinado desconto ou brinde para quem comprar nos canais de venda do próprio restaurante. Ou informe que quem fizer 10 comprar através desses canais, ao invés dos aplicativos, ganhará uma refeição grátis.

Simples, não é mesmo?

Mas tenha cuidado: tanto para trabalhar com aplicativos quanto para oferecer brindes e promoções, é imprescindível que você tenha total controle em relação ao seu financeiro e de tudo que entra e sai do seu caixa diariamente.

Se esse controle ainda não existe em seu restaurante, ou se é feito da forma errada, temos a solução ideal: as Planilhas de Gestão Financeira.

Clique no link acima para entender como elas podem te ajudar, e se ficar com qualquer dúvida, é só entrar em contato.

Lembrando: os aplicativos de vendas delivery para restaurante podem ou não ser bons para o seu negócio. O importante é que você estude a fundo o que cada um oferece e qual a realidade que o SEU restaurante vive hoje.

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