Abrir um negócio na área alimentícia, ou em qualquer outra área, requer esforços não só na criação em si, mas também na manutenção desse negócio. É preciso acompanhar notícias, números e informações diversas, por isso trouxemos nesse artigo as principais tendências de autoatendimento para o setor food service.

Assim você poderá conhecer um pouco do que já está em andamento e o que promete revolucionar cada vez mais a alimentação fora do lar.

Continue a leitura para saber mais.

Por que acompanhar as tendências de autoatendimento para o setor food service

Mas, afinal, por que você deveria acompanhar as tendências de autoatendimento para o setor food service?

Essa é a pergunta que deve estar em sua mente agora, e eis a resposta:

Como dissemos acima, fazer esse acompanhamento é primordial para manter seu negócio em funcionamento. Afinal, cada tendência representa algo que possui demanda, algo que é esperado pelos clientes. Logo, adotá-las significa colocar o cliente em primeiro lugar, atraindo e fidelizando quem busca, por exemplo, mais tecnologia nos locais onde se alimenta.

E com mais pessoas interessadas, se manter no mercado é muito mais fácil, certo?

Outro ponto muito importante nesse contexto é a experiência entregue ao seu público-alvo.

No que diz respeito ao autoatendimento para o setor food service, especificamente, essa experiência se torna extremamente positiva, sendo composta por:

  • Conforto por poder escolher seus pratos e bebidas sem precisar chamar o garçom;
  • Praticidade, uma vez que todas as informações de cada item podem ser acessadas de forma autônoma;
  • Agilidade para o recebimento e o pagamento do pedido.

O que está fazendo a diferença no autoatendimento para o setor food service e será tendência para 2019 e os próximos anos

Vamos agora ao que realmente te interessa: conhecer as tendências de autoatendimento para o setor food service.

Ressaltamos que, mesmo já estando em funcionamento, principalmente em grandes redes de fast food, cada uma delas promete muito para os próximos anos, e com certeza continuarão ocupando o posto de grandes tendências quando o assunto for atendimento.

Essas tendências são:

Totem

O totem de autoatendimento talvez seja a tendência mais conhecida atualmente, tanto por parte dos empresários quanto por parte dos clientes, pois marcas famosas já trabalham com essa ferramenta.

A ideia é extremamente simples: ao invés de se dirigir ao caixa (caso exista um), o cliente simplesmente escolhe seu próprio pedido nas máquinas e realiza o pagamento também por elas. Se trata da mesma tecnologia presente em cinemas, por exemplo.

Depois é só aguardar ser chamado por nome, senha ou algo similar para retirar o pedido.

Cardápio digital

Com fama similar à do totem, o cardápio digital é menos indicado para fast foods, nos quais os clientes retiram o pedido no balcão.

Cardápios desse tipo funcionam normalmente em tablets que ficam dispostos nas mesas, assim cada pessoa que chegar e se sentar pode fazer seu pedido com tranquilidade, observando todas as opções do menu com seus respectivos detalhes.

É algo intuitivo, um processo que também dispensa a presença do garçom, mas se preciso ele pode ajudar e tirar dúvidas. Aliás, esse é um dos grandes trunfos dessa tendência de autoatendimento para o setor food service: os garçons ficam com mais tempo para resolver questões pontuais, auxiliando um número maior de clientes.

Leia também: Treinamento para garçons: dicas para melhorar seu atendimento.

Mesa interativa

Se as tendências acima te surpreenderam, essa com certeza irá te deixar sem palavras!

Estamos falando de uma mesa literalmente interativa, cuja superfície funciona como uma tela inteligente na qual seus clientes podem acessar o cardápio, fazer pedidos, ter acesso a jogos, novidades sobre a sua marca e o que mais você quiser!

Incrível, não é mesmo? É, sem dúvidas, uma maneira inovadora de potencializar a experiência que cada pessoa terá no estabelecimento, agradando pessoas de todas as idades.

Outras 3 tendências para ficar de olho

Mas agora que já falamos bastante sobre o autoatendimento para o setor food service, que tal falarmos de outras tendências que transformarão o mercado de alimentação fora do lar de 2019 em diante?

Algumas delas são:

Preocupação com a saúde e com o planeta

Sim: cresce cada vez mais o número de pessoas que busca se alimentar de forma saudável e causar o menor impacto possível ao meio ambiente, e isso reflete diretamente nos negócios de alimentação.

tendencia-de-alimentacao

Um bom exemplo disso é o crescimento do público interessado em consumir somente produtos orgânicos, e também a preocupação em não comprar comida em locais que oferecem itens de plástico (como os canudos), que serão descartados depois.

A busca por culinárias diferentes

Não há quem não goste de poder viajar através de um bom prato étnico ou regional. A culinária árabe ou a japonesa, fortemente difundidas no Brasil, comprovam isso.

Mas agora a tendência é ir além, e entregar a um público curioso e sedento por novidades uma culinária que ofereça pratos de outros países ou regiões brasileiras ao mesmo tempo em que foge do óbvio.

Um olhar mais atento para cada cliente

Por fim, uma das tendências mais importantes: a preocupação com cada cliente que passa pela porta.

E não estamos falando somente de ter um atendimento cordial, mas sim de colocar uma boa dose de personalização nessa etapa. O cliente em questão é vegetariano? Se disponibilize a retirar a carne do prato que ele deseja. Ele gostaria de combinar os itens de um prato com outro? Estude a possibilidade.

Personalizar é a palavra-chave para mostrar empenho em atender bem.

Mas, voltando ao início do artigo…

Adotar uma das tendências mencionadas significa investir em melhorias no seu negócio. E investimento obviamente envolve dinheiro, sendo que nesse caso provavelmente envolva também o pagamento de uma mensalidade pelo serviço utilizado.

Ter um bom controle do seu caixa e uma gestão financeira eficaz, portanto, se faz necessário para que o autoatendimento não deixe de funcionar, e também para que você possa focar mais em outros processos. Para isso, utilize nossas Planilhas de Controle Financeiro.

Você pode saber mais sobre elas clicando acima, ou mesmo entrando em contato. Nossa equipe irá tirar todas as dúvidas que você tiver sobre esses ou outros materiais.

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