Que tal descobrir como aumentar as vendas da taça de vinho no restaurante e lucrar ainda mais com essa bebida tão especial? Nem todos os restaurantes a oferecem para os clientes, mas se esse não é o caso do seu estabelecimento, vale a pena descobrir como essa venda pode ser feita, o que irá ajudar a otimizar seus lucros e, ainda, evitar o desperdício.
Para saber mais, continue a leitura desse artigo até o final.
Um bom vinho faz toda a diferença em um restaurante
Como dissemos acima, nem todo restaurante trabalha com vinhos, afinal isso depende da proposta de cada um… Em um self service, por exemplo, essa não é uma ideia muito viável.
Mas, para os que trabalham, é sempre importante entender a diferença que essa bebida pode fazer em uma refeição e como pode transformar a experiência do cliente. Aliás, se coloque no lugar do SEU cliente: entendendo ou não de vinhos, o que você acharia se pedisse um prato e o garçom sugerisse o consumo de determinado rótulo para harmonizar?
Mesmo antes de aceitar, já é possível perceber o quanto o estabelecimento se preocupa em oferecer uma experiência completa, não é mesmo? E, após aceitar, e se certificando que de fato foi uma ótima escolha, não faltariam motivos para agradecer e querer voltar mais vezes, se possível pedindo outros pratos, para serem harmonizados com outros rótulos.
E acredite: não é difícil conseguir conquistar seus clientes através da bebida, existindo até mesmo restaurantes que possuem um rótulo próprio, o chamado “vinho da casa”, gerando ainda mais exclusividade. E essa também não é uma tarefa difícil: basta uma boa parceria com uma vinícola para esse produto existir, seguindo as características que você determinar ou mesmo as sugestões da própria vinícola com base nas especialidades do seu estabelecimento.
Mas, afinal, como aumentar as vendas de taça de vinho no restaurante?
Agora, já contextualizado, você ainda deve estar se perguntando sobre como aumentar as taças de vinho no restaurante, afinal nem todos os estabelecimentos do tipo vendem somente a garrafa fechada, e esse também deve ser o seu caso.
E o aumento dessas vendas está ligado à questão financeira por dois motivos simples.
Primeiro:
Conseguindo vender mais taças, se anulam as chances de desperdício do vinho já aberto, o que seria um prejuízo que, mesmo parecendo pequeno, pode ser muito grande a longo prazo.
Segundo:
Vendendo mais, seu lucro obviamente será bem maior, tanto no sentido de não perder produto quanto no sentido da venda em si.
Mas, afinal, como fazer isso? Simplesmente treinando seus garçons?
Bem, essa não deixa de ser uma iniciativa essencial, que já abordamos em diversos conteúdos: seus atendentes precisam estar atentos e saber como agir ao notarem copos e taças vazios na mesa do cliente, utilizando esse momento para oferecer mais bebidas e, assim, vender mais. Mas e se isso não acontecer?
A melhor opção é apostar em uma solução que tem revolucionado o mercado: a Bag-in-Box, que mesmo não atuando diretamente como um diferencial para seu restaurante vender mais, fará com que seu desperdício seja ZERO!
Como isso é possível? Simples:
A Bag-in-Box nada mais é do que uma caixa dentro da qual o vinho fica armazenado em uma espécie de “saco” acoplado a uma torneira. Dessa forma, é possível servir somente uma ou duas taças sem oxidar o restante da bebida, o que faz com que ela dure por muito mais tempo, podendo ser servida a outros clientes e, assim, não perder nenhuma gota da embalagem.
No momento não é possível encontrar TODOS os rótulos nesse modelo, mas são muitos os que estão disponíveis à escolha do seu restaurante, inclusive na internet.
Dê uma olhada no vídeo abaixo para saber mais a respeito e entender como a Bag-in-Box funciona e como pode ajudar seu negócio:
3 dicas para facilitar a venda de garrafas inteiras
Mas e quanto às garrafas inteiras, o que pode ser feito?
Essa pode ser a pergunta que você está se fazendo agora que já sabe como aumentar as vendas de taça de vinhos no restaurante e evitar o desperdício da bebida, e eis a resposta: aposte em algumas técnicas ligadas ao marketing voltado especificamente para o vinho.
Nossas dicas, nesse sentido, são:
Treine seus garçons
Já falamos sobre isso mais acima, mas vale a pena reforçar: mantenha seus garçons treinados para sugerir rótulos que combinem com o prato pedido pelo cliente e, ao atender grupos, ficarem atentos para oferecer outra garrafa ao notar que a primeira já está vazia.
Tudo isso, claro, sem “serem chatos” ou insistentes com o cliente.
Tenha especialistas no seu restaurante
Outra forma de aumentar a venda de garrafas inteiras é contratando um especialista em vinhos para o seu restaurante, o chamado sommelier.
Ele também poderá indicar rótulos aos seus clientes, mas de uma forma MUITO mais profunda e profissional, afinal possui muito conhecimento a respeito e, ao contrário dos seus garçons, saberá responder perguntas mais técnicas, caso apareça alguma.
Exponha as garrafas de forma que chame a atenção do cliente
E, claro, não se esqueça de deixar suas garrafas expostas de forma a realmente chamar a atenção do cliente… Seja por região de produção, por ano de safra, por tipo de prato com o qual combina… Exposição essa que deve ser feita com o auxilio de um especialista.
Por fim, tenha com o seu estoque de bebidas o cuidado que ele merece, desde a escolha dos fornecedores até o momento da compra e armazenamento, no expositor ou no estoque em si.
Para saber como isso deve ser feito e como evitar erros na gestão desse espaço, conheça o Treinamento Estoque 360º, que também irá te ajudar na sua compra de insumos para produção dos pratos, produtos de limpeza e tudo que diz respeito ao estoque propriamente dito.
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