Que tal descobrir como aumentar as vendas do restaurante e ver seus lucros crescerem mês a mês? Essa, sem dúvidas, é a vontade de qualquer empreendedor, principalmente em épocas consideradas “de crise”, que podem ocorrer mais vezes do que desejamos durante o ano. Os períodos considerados de baixa temporada em locais turísticos, por exemplo, costumam ser bem preocupantes para donos de restaurantes, mas você não precisa esperar essa preocupação chegar para começar a agir.
A busca por melhorias que consequentemente levarão ao aumento das vendas deve ser constante, e nesse artigo falaremos sobre algumas delas. Você perceberá que pode colocar a mão na massa agora mesmo para transformar o seu negócio.
3 dicas de como aumentar as vendas do restaurante em períodos considerados de crise
Se você está passando por um momento que acredita ser de crise, definitivamente precisa descobrir como aumentar as vendas do restaurante. Principalmente se for uma “crise externa” que esteja afetando a todos, o que automaticamente leva as pessoas a gastarem menos, e a pensarem duas vezes antes de fazer uma refeição fora de casa.
E se for uma “crise interna”?
Sim, ela também existe: pode ser que você esteja com uma crise em relação à sua equipe, o que reflete no atendimento e, com isso, faz com que as vendas não tenham o desempenho esperado.
Quer saber como agir nessas situações?
Confira as nossas dicas abaixo:
Mantenha sua equipe sempre treinada
Sendo uma crise interna ou externa, manter sua equipe SEMPRE treinada é uma das maneiras mais inteligentes, simples e eficazes de aumentar as vendas do seu restaurante.
Aliás, não foque somente no treinamento, mas também em ser um bom líder para que cada colaborador se sinta motivado a buscar bons resultados para si mesmo e para o estabelecimento.
Mas, no treinamento em si, vale a pena apostar em táticas como conversar com seus garçons sobre a importância de verificarem se as mesas estão sem bebidas, oferecendo as mesmas imediatamente ao notarem copos e garrafas vazios. Isso ajuda bastante nos números e ainda mostra aos clientes que sua equipe está atenta aos detalhes e disposta a fazer com que se sintam satisfeitos.
Considere oferecer pratos para serem divididos
Se o momento é de crise, uma das maiores dificuldades que você encontrará é convencer as pessoas de que não estarão perdendo dinheiro indo comer fora, de preferência no seu restaurante.
Uma boa maneira de gerar atração e aumentar as vendas nesse contexto é oferecer pratos que podem facilmente ser divididos entre duas ou mais pessoas: todos compartilham os mesmos sabores, a mesma experiência e, ao final, o gasto por pessoa não é tão alto quanto poderia ser com um prato individual.
Pense em promoções criativas para atrair clientes
E aqui não nos referimos apenas às promoções tradicionais para atrair e fidelizar clientes, como cartão fidelidade ou mesmo algum tipo de concurso cultural via redes sociais para premiar algumas pessoas.
Leia também: Como divulgar um restaurante de graça.
Estamos falando de como aumentar as vendas do restaurante, portanto é interessante trabalhar especificamente promoções que estimulem cada cliente a gastar mais, através da combinação de alguns itens vendidos.
Por exemplo: oferecer uma sobremesa grátis em dias específicos da semana, oferecer a bebida grátis na compra de determinados pratos, e assim por diante.
E fora dos períodos de crise, como aumentar as vendas de forma inteligente?
Bem sabemos que ninguém precisa estar passando por alguma dificuldade nos negócios para querer saber como aumentar as vendas do restaurante. Mas aí surge outra pergunta:
Como obter esse aumento, se não há necessariamente uma “força maior” exigindo que isso seja feito?
É simples: basta usar a criatividade e ter em mente que lucrar cada vez mais é basicamente a tendência de quem trabalha corretamente, seja com alimentação fora do lar ou qualquer outro tipo de produto ou serviço.
Especificamente no caso dos restaurantes, uma saída que pode gerar ótimos resultados é ir até onde seus clientes estão. Ok, você está sempre com a casa cheia e vende bem, mas que tal realizar um estudo para identificar se não existe a possibilidade de vender também para quem NÃO passa pela sua porta?
As duas opções são:
Ofereça o serviço de entrega
Trabalhar com delivery é uma das melhores formas de aumentar seu público e, com isso, fazer com que suas vendas cresçam.
Como citado logo acima, faça um estudo para saber a receptividade que esse serviço teria na região, ou programe-se para colocar um teste em funcionamento. Você pode se surpreender muito com os resultados.
Estude a participação em feiras e eventos
Há muitas feiras e eventos gastronômicos na sua cidade ou nas cidades próximas?
Se sim, que tal estudar a possibilidade de levar seus pratos até eles, para que os visitantes possam conhecer sua marca? Nesse contexto, utilizar um food truck ou até mesmo uma food bike pode ser uma ótima ideia, sem exigir grandes investimentos.
Há, inclusive, eventos que são voltados somente para esse tipo de venda, sendo a oportunidade perfeita para quem quer aumentar as vendas do restaurante sem ter que abrir um novo ponto. O segredo está em saber o que servir: a ideia é oferecer um atendimento rápido com pratos práticos de serem consumidos, nada de refeições elaboradas.
Mas nesse e em todos os outros casos citados até aqui entra outro fator de igual importância na hora de saber como aumentar as vendas do restaurante, que é o preço de venda.
Você sabia que um simples ajuste nos seus preços já pode surtir um grande efeito positivo no seu caixa? Da mesma forma, cobrar menos ou mais do que deveria pode surtir o efeito contrário.
Não importa qual das dicas que mencionamos você resolva seguir: tenha em mente que tudo precisa girar em torno da precificação CORRETA, assunto que costuma assustar muitos empreendedores por aparentemente ser difícil de trabalhar.
Mas com a ferramenta certa isso se torna muito mais fácil, por isso indicamos o Treinamento Cardápio Vendedor, onde você terá acesso ao modelo de Ficha Técnica para aplicar em seus pratos e todo o suporte para definir os preços de acordo com a SUA realidade.
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