Você já parou para pensar sobre quais são os principais erros no delivery de comida? Esse, na verdade, é um questionamento que talvez não seja feito por muitos empreendedores, e podemos inclusive dizer que é o primeiro erro de todos. Afinal, a partir do momento em que se decide oferecer aos clientes a comodidade da entrega dos pedidos, é preciso também refletir sobre todos os cenários que podem ocorrer no processo, a fim de evitar os piores.
Portanto mesmo que você nunca tenha passado por nenhum episódio que represente um erro nas suas entregas, indicamos fortemente que continue a leitura desse post até o final.
Afinal, não podemos prever 100% o amanhã, e se algum desses erros der sinal, você já saberá o que fazer (ou NÃO fazer).
A importância de evitar os erros em seu delivery
Aliás, para reforçar, antes de falarmos quais são os maiores erros no delivery de comida, vamos falar um pouco sobre a importância de evitá-los.
Se você já passou por algum deles com certeza deve ter percebido o motivo de tanta importância, e ele está diretamente ligado a uma palavra: custo!
E por custo não estamos falando apenas de dinheiro. Errar com seu delivery pode te custar, entre outras coisas:
Perda de lucratividade
Sim: o dinheiro, de qualquer forma, acaba sendo fator fundamental nesse processo, e é o que você mais irá perder se permitir que erros acabem com o seu delivery.
Afinal, ao menor sinal de insatisfação os clientes simplesmente deixarão de comprar.
Perda de credibilidade
Deixarão de comprar justamente por que a sua credibilidade no mercado não será mais a mesma. E tenha em mente que a insatisfação, além de levar uma pessoa a não comprar mais, também a leva a falar negativamente do seu negócio sempre que tiver oportunidade.
Temos certeza de que essa é uma situação pela qual você não quer passar e que não quer abrir espaço para a concorrência, por isso frisamos a importância de evitar os maiores erros no delivery de comida.
Perda de força de trabalho
E, por fim, uma das maiores perdas que esses erros podem ocasionar é a perda da sua força de trabalho, principalmente se não houver uma boa gestão de todo o processo e o entregador, por exemplo, sentir que a culpa está sendo colocada nele. E, claro: se suas vendas caírem, grandes são as chances de precisar demitir alguém.
Permitir que esses erros surjam custa caro em diversos sentidos, não é mesmo?
Então vamos direto a eles, para que você os elimine o quanto antes!
Os 6 maiores erros no delivery de comida
Misturar as operações
A operação de atendimento do seu salão é completamente diferente da operação necessária para a entrega de pedidos, e não ter isso bem entendido no dia a dia do negócio não deixa de ser um imenso erro.
Enquanto que dentro do seu estabelecimento sempre existe a chance de agradar o cliente caso ocorra um atraso, por exemplo, no delivery existe uma única chance de acertar, que não deve ser desperdiçada e, por isso, merece muita atenção.
Não cuidar das embalagens
Pode parecer que não, mas as embalagens que você utiliza dizem muito sobre o seu negócio, portanto não acredite que o que importa de verdade é somente entregar o pedido.
Podemos seguramente dizer que as embalagens compõem a apresentação do que você vende, e não precisam ser caras para causar uma boa impressão.
Não utilizar a tecnologia
Esse é um dos maiores erros no delivery de comida voltados principalmente para os negócios de médio e grande porte, que lidam com um volume maior de pedidos.
A tecnologia, aqui, entra como uma aliada muitas vezes ignorada, e que pode otimizar todo o processo de coleta de pedidos.
Depender de um único canal de vendas
Outro grande erro que talvez você esteja cometendo em seu negócio é depender de um único canal para vendas e pedidos, como usar somente o telefone, por exemplo.
Não que você seja obrigado a ter diversos canais ao mesmo tempo para administrar, mas pense por um segundo: se ocorrer um problema com o canal utilizado hoje, seus clientes ainda conseguirão entrar em contato de outra forma?
Confundir a gestão
Além de confundir as operações, como mencionamos no primeiro erro, confundir os pontos da gestão também causa muitos problemas, principalmente se essa confusão for no quesito financeiro.
Há empreendedores, por exemplo, que não conseguem dizer o que foi vendido via delivery, quais foram os custos da operação e etc…
Não organizar o tempo
O tempo sem dúvidas é fator chave em qualquer delivery, e o erro aparece quando esse tempo não é calculado da forma correta desde o momento em que se decide fazer entregas.
Você decidiu trabalhar com delivery de casa e divulgou a entrega dentro de um raio de “X” quilômetros, mas estudou o tempo que levaria para a entrega ser feita? E a sua cozinha, consegue deixar o produto pronto em quanto tempo?
Dê uma olhada no vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre todos esses pontos:
Como evitar esses erros
No vídeo acima você também perceberá algumas formas de evitar os maiores erros no delivery de comida, mas já adiantamos que algumas iniciativas importantes são:
- Pesquisar bons fornecedores de embalagens;
- Estudar soluções tecnológicas que podem ajudar na coleta de pedidos;
- Possuir mais de um canal de atendimento;
- Ter uma boa gestão financeira.
Nesse último caso, nossa principal dica é que você conheça as Planilhas de Gestão Financeira criadas justamente para que exista um controle REAL de tudo o que entra e sai do seu caixa, incluindo as vendas via cartão de crédito, consideradas por muitos como sendo mais difícil de controlar devido as taxas.
Ter esse controle definitivamente é um dos grandes passos rumo a um processo de entregas sem erros e que realmente contribua para sua lucratividade.
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