São inúmeras as opções que estão a nosso dispor na hora de começar a empreender, e justamente por isso decidir onde ou com o que investir se torna tão difícil. Uma das melhores dicas a seguir, nessa hora, é apostar em produtos que já caíram no gosto das pessoas e podem dar ótimos lucros, por isso nesse artigo iremos te dizer como montar uma açaiteria de sucesso.

Sim: o açaí sem dúvidas é um dos produtos mais amados pelos brasileiros, principalmente no verão. E o Bruno, da Rede Açaí Empório, é um exemplo claro de como investir nele pode de fato levar ao sucesso.

O que você precisa saber para entender como montar uma açaiteria de sucesso

Antes de mais nada, é sempre importante relembrar que os passos para montar qualquer negócio voltado para a alimentação fora do lar sempre serão basicamente os mesmos, esteja você montando uma lanchonete, uma pizzaria ou uma açaiteria.

Trata-se de algo que exige planejamento e coleta de inúmeros dados e informações. Você jamais deverá se esquecer de:

Conhecer o produto e o mercado com os quais deseja trabalhar

E essa costuma ser uma das etapas que mais exigem estudo, afinal é preciso conhecer BEM o que irá vender, a fim de poder criar algo realmente relevante, e também conhecer bem quem irá comprar esse produto.

No caso do açaí, se possível estude a história do fruto nas cidades das quais ele é originário, e não deixe de fazer levantamentos importantes como:

  • Crescimento do consumo no país;
  • Número de estabelecimentos que trabalham com ele, principalmente em sua cidade;
  • Dados do público em si, como faixa etária e preferências na hora do consumo.

Ter a quantia necessária para começar

Mas, lembrando: não basta simplesmente levantar os custos iniciais e separar o dinheiro necessário.

Você precisa pensar, ainda, que o lucro não surge de uma hora pra outra, sendo fundamental ter um caixa para manter a açaiteria em funcionamento até que ela “comece a andar com as próprias pernas”.

Muitos empreendedores, na ânsia de começar o mais rápido possível, acabam ignorando essa etapa, o que pode até mesmo te levar à falência.

Criar bons diferenciais

E, claro, não podemos esquecer de citar os diferenciais como um dos pontos que mais devem receber atenção de quem deseja saber como montar uma açaiteria de sucesso.

Eles são essenciais em qualquer tipo de negócio, sendo ele alimentício ou não, e por isso falaremos mais a respeito no próximo tópico.

Os diferenciais são essenciais para o negócio, e não precisam ser extremamente elaborados

São justamente os diferenciais que fizeram da rede Açaí Empório o que ela é hoje, como destaca o proprietário Bruno em uma entrevista exclusiva para o canal Matheus Lessa no Youtube.

Nesse contexto, dois pontos merecem mais atenção, de acordo com o empresário: o diferencial em si, e o marketing.

Entenda melhor:

O diferencial do Açaí Empório

Voltamos a reforçar que todo e qualquer negócio precisa ter seus diferenciais, e se for um negócio voltado para um produto extremamente fácil de ser encontrado pelo consumidor, essa urgência é ainda maior.

O açaí, por exemplo, atualmente pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar, em inúmeros estabelecimentos. Para driblar a dificuldade de chegar a bons diferenciais, a saída encontrada por Bruno foi apostar em algo simples, porém complexo: o sabor, proporcionado pelos ingredientes de altíssima qualidade.

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O marketing como diferencial

Outra aposta inteligente e que, para Bruno, deve ser adotada por qualquer empreendedor, é trabalhar o marketing corretamente, sem focar em vendas, mas sim em oferecer uma ótima experiência para o cliente mesmo que ele não esteja no local.

Nas redes sociais da marca, por sinal, é possível notar claramente essa ideia, através das fotos que retratam momentos dos clientes e o produto em si, despertando desejo de compra, mas raramente falando das vendas.

Ainda dentro desse contexto podemos citar outro ponto que pode fazer toda a diferença para quem quer saber como montar uma açaiteria, e sem dúvidas também é uma forma de se diferenciar: a ambientação.

No Açaí Empório, por exemplo, cada detalhe é pensado para que o cliente queira entrar, pedir seu açaí e simplesmente ficar por ali conversando e aproveitando o que o local tem a oferecer.

Mas não para por aí…

Voltando a falar sobre o início do empreendimento, que é a fase que mais merece atenção, vale a pena buscar começar de uma forma que muitas pessoas raramente começam, e que faz toda a diferença: tendo métodos e foco na gestão.

Sabemos o quanto é empolgante a expectativa de tirar algo do papel e começar a de fato vender, mas se esse começo não for bem elaborado, as chances de fechar as portas pouco tempo depois de abri-las são altíssimas. Esse, por sinal, é um erro comum de muitos empreendedores, não sendo à toa que são altas as taxas de empreendimentos que não chegam a nem mesmo 5 anos de existência.

Bruno diz que, se tivesse que começar seu negócio HOJE, não deixaria de focar nesse detalhe especificamente. Depois, com todos os métodos, processos e a gestão estabelecidos, seria a hora de pensar na decoração, por exemplo. Assim, o crescimento da empresa seria sólido e tudo seria controlado com mais facilidade.

Não que ele tenha necessariamente enfrentado grandes problemas: hoje, até a data da publicação desse artigo (novembro/2019), a rede Açaí Empório conta com 16 lojas abertas em 4 anos, e já funciona como franquia, oferecendo um manual completo de operação para todos os franqueados.

O importante para chegar até aqui foi utilizar as ferramentas certas, como a Ficha Técnica, e capacitar constantemente todos os funcionários, evitando “perder tempo” com muitos processos que tomam tempo, como demissões e contratações.

Quer conferir a entrevista na íntegra, na qual o próprio Bruno fala de forma mais profunda sobre os pontos que abordamos aqui?

É só clicar no vídeo abaixo:

O Açaí Empório também tem a sua história retratada como bônus, com todos os detalhes, dentro do Treinamento Cardápio Vendedor.

Você pode saber mais sobre o treinamento no link acima ou no banner abaixo.

Se tiver qualquer dúvida, clique e converse com a nossa equipe.

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