A pizza é um alimento amado por milhões de brasileiros. Aliás: ela é amada no mundo todo, o que faz com que muitos empreendedores busquem saber como montar uma pizzaria de sucesso, pegando carona em todo esse amor e o transformando em lucratividade. Esse também é o seu caso?
Bem, antes de mais nada, você precisa compreender que esse é um negócio como qualquer outro, que exige dedicação e estudo, mas nesse segundo ponto você acabou de dar início ao parar para ler esse artigo.
Agora resta obter mais informações a respeito desse assunto, e para isso é só continuar a leitura abaixo.
Vale a pena investir em uma pizzaria?
Além de ter curiosidade sobre como montar uma pizzaria de sucesso, pode ser que você se questione também sobre valer ou não a pena esse investimento. E a resposta é: SIM, vale a pena, porém só será possível notar isso se a dedicação mencionada acima realmente existir mesmo após anos de funcionamento do estabelecimento.
No que diz respeito ao mercado em si, não há com o que se preocupar: junte todo o amor que citamos na introdução ao fato de que hoje em dia, mais do que nunca, as pessoas prezam por uma refeição fora de casa e poderá perceber que há muitas chances de crescimento. Aliás, com uma boa dose de criatividade para se diferenciar da concorrência é impossível que você não vá longe com seu negócio.
Agora, vamos ao que realmente interessa.
Afinal, como montar uma pizzaria de sucesso?
A boa notícia para quem busca saber como montar uma pizzaria de sucesso é que o processo não é nada de outro mundo. Obviamente exige planejamento, mas isso se aplica a qualquer tipo de empreendimento, não é mesmo?
Nesse caso, especificamente, esse planejamento deve envolver:
A escolha de um bom ponto de venda
Não adianta considerar APENAS a localização para essa escolha. É claro que ela é fundamental, afinal você precisa estar onde estão seus possíveis clientes e a concorrência não é tão acirrada, mas considere também outros pontos.
Por exemplo: o imóvel escolhido está bem localizado, mas possui vagas de estacionamento ou algum estacionamento por perto? Oferece acessibilidade ou possibilidade de adequação? Possui o tamanho ideal para acomodar clientes e colaboradores?
Coloque tudo isso e o que mais julgar necessário na balança.
A definição do cardápio
Aqui, a definição do seu público-alvo deve vir primeiro, pois te ajudará a pensar em o que e como vender.
Clientes com maior poder aquisitivo costumam buscar produtos mais exclusivos, valendo a pena apostar em sabores não tão comuns, por exemplo, e que consequentemente não são tão baratos. Mas vale ressaltar que um preço mais alto também pode ser cobrado numa pizza simples sem que alguém venha a fazer algum tipo de reclamação: basta que você faça com que enxerguem valor no serviço entregue.
A busca por fornecedores
Sim: a busca por fornecedores deve começar na etapa do planejamento, já com seu cardápio definido, e não depois que o negócio já estiver funcionando.
Esse é um ponto que deve estar muito claro para quem busca saber como montar uma pizzaria de sucesso, pois evita muitos problemas financeiros. MAS ATENÇÃO: jamais escolha um fornecedor somente pelo preço! Escolha aqueles que melhor te atendem sem deixar de lado a qualidade, e sem trabalhar com preços abusivos, assim todos saem ganhando.
A escolha dos móveis e equipamentos
Existem ainda muitos outros pontos que entram no seu planejamento, e um deles é a escolha dos móveis e equipamentos, o que também precisa ser feito com calma.
Suas pizzas serão assadas em forno a lenha ou não? Móveis mais rústicos combinam mais com o conceito que você quer passar ou seria melhor apostar em algo mais moderno? Pense com calma a respeito.
Formatos de pizzaria existentes
Além de descobrir como montar uma pizzaria de sucesso, é importante ainda que conheça os tipos de pizzaria que existem. Em outras palavras: existe mais de um modelo para ser trabalhado.
O à la carte é de longe o mais tradicional, e onde entra o cardápio que foi citado no tópico acima. Seu funcionamento é simples: o cliente faz sua escolha diante das opções desse cardápio e é servido em sua mesa (em muitos casos podendo levar para casa também).
Igualmente simples é o modelo que funciona como rodízio, no qual um preço pré-determinado dá ao cliente o direito de comer quantas fatias quiser, geralmente incluindo pizzas doces e salgadas e cobrando a bebida a parte.
Você já viu em filmes e séries americanos alguém entrando em uma pizzaria para comer apenas uma fatia? Esse também é um modelo viável, bem mais próximo do fast food: o cliente não precisa necessariamente pedir os 8 pedaços, podendo pedir só um, consumir ali mesmo e ir embora em seguida.
Há também o modelo que funciona somente como delivery, o que dispensa o uso de uma grande operação, visto que o número de funcionários contratados pode ser bem menor e o imóvel em si não precisa ser tão grande, pois não há necessidade de um salão para atender os clientes.
Que tal estudar a viabilidade de misturar alguns modelos?
Nada impede que você abra uma pizzaria à la carte que funcione no sistema de rodízio em dias específicos para aumentar o movimento, e de quebra também utilize o delivery para atender quem quer comer suas pizzas, mas quer a praticidade de recebê-las em casa.
Comece do começo…
Se você ainda tem dúvidas de como começar, te indicamos o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso que, apesar do nome, é indicado para quem quer abrir qualquer tipo de estabelecimento ligado ao food service e não sabe como dar o primeiro passo.
Com ele você irá ver mais a fundo os pontos do planejamento que mencionamos e muitos outros, descobrindo de forma concreta como montar uma pizzaria de sucesso.
Clique no link acima para saber mais sobre esse material, e se tiver qualquer dúvida sobre esse ou outros assuntos voltados para negócios de alimentação, entre em contato para conversar com a nossa equipe.