Não importa em qual nicho você escolha trabalhar: seus concorrentes sempre irão existir, mesmo que indiretamente. E, tendo escolhido investir na alimentação fora do lar, isso se torna ainda mais real: a concorrência do restaurante dificilmente será “pouca”, afinal são outros restaurantes, lanchonetes, pizzarias e inúmeros estabelecimentos que disputam a atenção do cliente.
E entre todos os desafios que precisam ser superados nesse sentido, existe um que costuma causar mais preocupação: o fato de o concorrente vender o mesmo que você, mas muito mais barato, chegando até mesmo a uma diferença de 50% no valor.
O que fazer a respeito?
A primeira resposta que podemos te dar é: não se desespere.
E a segunda é: confira as 4 dicas que separamos no tópico abaixo e prepare-se para usar esse cenário a seu favor.
Dicas do que fazer quando o seu concorrente vende o mesmo produto que você, porém pela metade do preço
DICA 1: crie melhorias para o seu produto
Como já mencionamos em alguns artigos por aqui, preço baixo nem sempre é o fator que mais pesa para o cliente. Se você trabalhar corretamente sua estratégia de fidelização, por sinal, poderá cobrar um valor que para muitos é considerado alto, e mesmo assim as pessoas ainda irão preferir o seu estabelecimento.
Sendo assim, se você não está conseguindo vender o mais barato, foque em vender o melhor, e aqui não estamos nos referindo somente ao sabor do prato, mas à experiência do cliente como um todo.
Melhore a apresentação e o modo de servir, pense em acompanhamentos exclusivos, treine sua equipe para ser a melhor em relação ao atendimento e surpreenda seus clientes em cada detalhe.
DICA 2: considere criar um cardápio rotativo
Se o seu prato que foi copiado pela concorrência do restaurante é seu carro chefe, fixo em seu cardápio, e você sente que não está tendo a mesma lucratividade com ele, considere mudar um pouco sua estratégia de vendas através da rotatividade.
Ou seja: esse prato ainda será disponibilizado, porém de tempos em tempos, e não diariamente, e será “revezado” com outros tão incríveis quanto, que os concorrentes não possuem. Reúna-se com seu sócio (caso tenha um) e a equipe da sua cozinha para que possam conversar a respeito.
DICA 3: trabalhe com novidades
É exatamente isso que você leu: leve novidades para o seu restaurante, sendo que elas podem incluir pratos novos, novas versões do prato que seu concorrente copiou, bebidas, e o que mais sua criatividade permitir e for capaz de fazer com que os clientes queiram entrar para uma refeição.
Se em sua jornada como empreendedor chegou o momento em que te copiaram e isso está afetando seu negócio, talvez realmente seja hora de pensar em mudanças.
DICA 4: sinta-se feliz com a situação
Essa pode parecer uma dica absurda, mas faz MUITO sentido, e o motivo é simples: ninguém copia quem está fazendo algo errado ou não está obtendo sucesso. As pessoas copiam somente aquilo que admiram de alguma forma, quem está onde desejam estar algum dia.
Logo, se chegaram ao ponto de copiar um produto seu, é sinal de que você está liderando de alguma forma e mostrando o caminho para quem está começando, e isso é motivo de orgulho.
Você mesmo, quando decidiu abrir um restaurante, certamente se inspirou em outras pessoas e até mesmo copiou alguns de seus passos. É claro que a ideia é sempre a inspiração, e não a cópia, mas sinta-se feliz em estar sendo visto como uma espécie de líder pelos concorrentes.
A concorrência do restaurante sempre irá existir
Outra dica importante que podemos te dar, reforçando o que foi dito no começo do artigo, é essa: entenda que seu restaurante SEMPRE terá concorrentes, inclusive os diretos.
Agora você já sabe como agir quando um deles estiver vendendo algo que você também vende, com um preço muito menor, mas é preciso se preparar para agir também em outras situações.
Uma delas inclui o movimento em si: qual seria sua atitude ao perceber que centenas de pessoas estão escolhendo comer no restaurante ao lado, e não no seu, sendo que vocês trabalham praticamente o mesmo preço?
Veja o que pode ser feito:
Análise dos processos internos
Será que sua equipe não está atendendo as pessoas do jeito que elas esperam, e por isso elas estão preferindo comer em outro lugar? Lembrando que esse atendimento também inclui as redes sociais.
O tempo de preparo de cada pedido está de acordo com o esperado, ou pode melhorar?
Análise dos seus produtos
E os pratos que você está vendendo, são superiores aos da concorrência em relação ao sabor e à apresentação?
Existe alguma melhoria que pode ser feita ou algum bom diferencial para ser trabalhado?
Criação de estratégias para fidelizar o cliente
Um fato é inegável: seu concorrente pode receber centenas de clientes, mas se não souber fidelizá-los, de nada irá adiantar, e é aí que você pode ganhar vantagem.
Crie estratégias para fidelizar cada pessoa que entrar em seu restaurante, para que ela queira voltar sempre! Isso pode incluir um cartão fidelidade, por exemplo.
Não tenha dúvidas sobre precificação!
Agora, se você acredita que deve diminuir seu preço pelo fato de o preço da concorrência do restaurante estar menor, nosso alerta é para que estude tudo o que puder sobre precificação e JAMAIS deixe se guiar pelos concorrentes.
Uma realidade sempre será bem diferente da outra, e um preço errado pode literalmente levar seu negócio à falência. A saída, portanto, é estudá-lo a fundo em todos os sentidos, e não apenas no que diz respeito ao financeiro.
Você sabia, inclusive, que para se chegar ao preço de venda ideal é preciso utilizar a Ficha Técnica como ferramenta aliada? É nela que estará a quantia exata dos ingredientes que vão em cada prato ou bebida, o que te dará base para fazer o comparativo em relação a quanto foi gasto com a compra desses ingredientes para, enfim, chegar ao preço que te dará lucro e não será injusto para o cliente.
Aprenda TUDO sobre precificação no Treinamento Cardápio Vendedor, coloque em prática nossas dicas de como agir se o produto da concorrência, igual ao seu, estiver muito mais barato, e verá que em pouco tempo seu restaurante alcançará o sucesso que você tanto deseja.