Contratos no restaurante são inevitáveis: existem os de locação, os de compra e venda e muitos outros que, se não forem analisados com atenção antes da assinatura, certamente poderão criar algum tipo de problema.

Para te orientar nesse sentido, trouxemos nesse artigo as principais dicas de Ari Oliveira, contador da Segcon Business e especialista no assunto.

Confira a seguir!

O que saber sobre contratos no restaurante

É preciso ter o planejamento como prioridade

E por isso Ari quer dizer que você e também seu sócio (caso tenha uma sociedade) devem dispor de tempo e quantia necessária para cuidarem ao menos no básico, no que diz respeito à parte legal para iniciar um negócio.

E, claro: a elaboração do contrato é parte central desse processo.

contrato para dono de restaurante

Contratos no restaurante se assemelham a contratos de casamento

Essa afirmação, que chega até mesmo a ser divertida, reflete um problema muitas vezes ignorado pelos empreendedores: os pontos deixados “em aberto” no contrato.

Eles são os responsáveis pelas maiores dores de cabeça contratuais que um empresário pode ter e, por isso, devem ser evitados (essas “dores de cabeça” demandam tempo para serem resolvidas, e tempo é algo que nenhum dono de restaurante deve perder).

Um contrato de seguro empresarial é fundamental

Você já pensou nos tipos de coisa que podem acontecer ao seu restaurante, como incêndios ou danos por causas naturais?

Caso tenha que passar por uma situação dessas, você estaria preparado? E a questão financeira, como ficaria?

Um seguro imobiliário te tranquiliza em relação a essas perguntas, mas, claro: o contrato deve ser assinado com uma empresa de confiança, e nele devem estar todos os pormenores em relação ao bem segurado e à cobertura oferecida.

Conheça mais a fundo as dicas de Ari Oliveira em uma entrevista fornecida a Matheus Lessa, que está disponível no vídeo abaixo:

O contrato não deve ser sua única preocupação

Lidar da forma correta com contratos no restaurante é, de fato, uma tarefa essencial. Porém, como bem frisado por Ari no vídeo acima, existem outras questões que devem ser trabalhadas pelo empreendedor, como a formação de sua equipe.

E, atenção a um detalhe: por “formação de equipe” não nos referíamos somente a contratar o número ideal de colaboradores para dar conta da operação, mas também investir no aperfeiçoamento dos mesmos, sempre que possível.

Com que frequência você treina sua equipe com base em novas tendências?

Quando seu colaborador se interessa por algum curso, você incentiva sua participação?

As respostas para essas perguntas devem sempre ser positivas, pois uma equipe bem formada e motivada é mais importante do que muitos outros pontos do seu negócio!

Gostou desse conteúdo?

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essas.

Informações rápidas

clientes

Artigos

sobre 

treinamentos

E-BOOK: O SEGREDO DOS RESTAURANTES DE SUCESSO
CARDÁPIO VENDEDOR
PLANILHAS
ESTOQUE 360º
INSTAGRAM VENDEDOR
Contato

(41) 99679-8647

atendimento@domineseurestaurante.com.br

Ingredientes do Sucesso Consultoria
CNPJ: 27.792.478/0001-58
Av. Sete de Setembro 2775, Curitiba – PR