Como aumentar o controle de bebidas de um restaurante? Muitos empreendedores se fazem essa pergunta todos os dias, afinal estamos falando de um dos itens que mais podem gerar desperdício e, consequentemente, perda de dinheiro, cenário pelo qual ninguém deseja passar, seja no food service ou não.

Essa também é a sua preocupação?

Então continue conosco até o final desse artigo para conhecer as maneiras mais eficazes de criar e manter esse controle sem erros.

É impossível falar de aumentar o controle de bebidas de um restaurante sem falar do controle de estoque

Antes, que tal entender mais sobre a IMPORTÂNCIA de aumentar esse controle e sua relação direta com todo o seu estoque?

Sim, afinal todo e qualquer item que você adquire para ser utilizado nas refeições dos clientes deve ser considerado estoque, e com as bebidas certamente não seria diferente, certo?

E é justamente o estoque e sua correta gestão que irão te ajudar a aumentar o seu faturamento. Claro que nesse contexto entram outros fatores, como aplicar a precificação correta em tudo o que vende, mas sem administrar tudo que entra e sai da sua cozinha e do seu bar será MUITO difícil ver qualquer resultado positivo.

Achamos interessante reforçar isso por que algumas das dicas mencionadas abaixo podem facilmente ser aplicadas no estoque como um todo, e não somente não bebidas, valendo a pena aproveitá-las.

Vamos a elas?

5 formas de aumentar o controle de bebidas de um restaurante

DICA 1: Utilizar a Ficha Técnica

Você já ouviu falar sobre Ficha Técnica? Já a utiliza em seus pratos?

Pois saiba que ela também deve ser utilizada como a ferramenta principal na preparação dos drinks vendidos em seu estabelecimento, ajudando na definição correta do preço de cada um deles e, principalmente, no PORCIONAMENTO, criando um padrão a ser seguido por sua equipe.

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Com a Ficha Técnica você saberá a quantidade exata de cada bebida utilizada nos preparos, conseguindo criar uma previsão de quando será preciso fazer novas compras.

DICA 2: Treinar sua equipe em relação ao controle que precisa ser feito

Sem o apoio de seus colaboradores dificilmente será possível chegar a bons resultados, por isso treine-os em relação a aumentar o controle de bebidas de um restaurante.

Converse com eles a respeito da importância dessa iniciativa e de como ela pode afetar a todos. Tendo essa consciência, a participação de cada um nesse processo será muito mais efetiva.

DICA 3: Fazer auditorias

Sem dúvidas uma das maneiras de aumentar o controle de bebidas de um restaurante sem erros é realizando auditorias com uma certa frequência.

Há quem as faça de um modo “geral” apenas uma vez ao mês, mas lembre-se: estamos falando do seu estoque de bebidas, são produtos que possuem grande saída, portanto quanto menor esse prazo, melhor.

O ideal é que esse controle seja feito semanalmente, e você pode inclusive delegar sua equipe para essa tarefa, mesmo tendo a tecnologia a seu favor.

DICA 4:  Ter uma planilha de controle de compras

Além da auditoria frequente, adote também o hábito de utilizar uma planilha para registrar todas as suas compras, pois ela será útil não só como registro.

Por exemplo: com a planilha correta, você conseguirá comparar períodos e ter uma estimava do que foi vendido em cada um deles, identificando se houve aumento nas vendas, qual a próxima quantidade que precisa ser comprada para atender um fim de semana onde o movimento será maior, entre outras coisas.

DICA 5: Conferir a mercadoria no momento da chegada

Por fim, outra maneira extremamente eficaz de aumentar o controle de bebidas de um restaurante é conferindo toda a mercadoria no momento em que ela chega ao estabelecimento.

Você pode fazer isso ou delegar a tarefa para alguém de sua confiança, mas o importante é que ela seja feita, se possível ANTES de o entregador ir embora. Assim, se houver qualquer erro no recebimento será possível identificar e resolver com mais rapidez.

Dicas extras para cuidar do controle de bebidas de um restaurante

Agora que você já conhece as principais maneiras de aumentar o controle de bebidas de um restaurante, que tal algumas dicas extras a respeito, e que também podem (na verdade DEVEM) ser aplicadas em seu estoque como um todo?

Existem MUITAS delas, mas as principais que podemos citar aqui são: tenha um espaço adequado para as suas mercadorias, adote políticas contra o desperdício e um rígido controle de validade.

Sobre o espaço…

Ele precisa ser adequado à quantidade de mercadoria comprada. Mesmo que muitas bebidas fiquem expostas no seu bar, imagine o transtorno de comprar muita coisa, sem critério nenhum, e perceber que não terá onde guardá-las…

Sobre o desperdício…

Crie políticas e as compartilhe com seus colaboradores, pois são eles que farão com que elas possam dar certo.

Lembra da Ficha Técnica, mencionada anteriormente? O desperdício começa a diminuir quando cada colaborador respeita essa ferramenta e a padronização na confecção dos drinks, previamente registrada nela.

Sobre a validade…

Comprar muitas bebidas próximas à validade só por estarem mais baratas pode ser um grande erro, mas se você não conseguir fugir disso, ao menos certifique-se de que a saída será rápida, antes de qualquer vencimento.

Aqui, aplique também a regra básica seguida por qualquer estabelecimento que lida com bebidas e alimentos, e deixe os que podem vencer mais rápido para serem consumidos primeiro (vale a pena reforçar isso com seus colaboradores, para que não deixem esses itens para trás e saibam aproveitá-los na hora certa).

Simples, não é mesmo?

São inciativas que qualquer gestor pode adotar sem muito esforço, bastando apenas ter dedicação para fazer esse controle com frequência.

A grande vantagem é que hoje já existem no mercado ferramentas próprias para ajudar nessa tarefa, como as planilhas, que também foram mencionadas acima e podem ser adquiridas junto ao Treinamento Estoque 360º, com o qual você irá aprender a transformar o SEU estoque a seu favor, aumentando seus lucros consideravelmente.

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