Se você ainda não tem um controle de bebidas no restaurante que considere realmente eficaz e que esteja agindo a favor do seu financeiro, é hora de começar a agir!
Essa, na verdade, é uma realidade para inúmeros empreendedores: não conseguir controlar da forma correta tanto as bebidas prontas quanto as que são produzidas na casa, mas através desse artigo essa realidade irá mudar. Nele, ensinamos 7 formas de manter um controle impecável, e muitas delas você pode colocar em prática assim que desejar.
Confira abaixo.
Como aumentar o controle de bebidas no restaurante
Estude os fornecedores
Esse controle começa de fato na hora da compra, antes mesmo de o estoque em si ser criado ou estar completo, por isso estudar os fornecedores é tão importante.
Nessa tarefa, jamais faça compras “por impulso” apenas por conta de alguma promoção: faça uma cotação para não pagar um preço que poderia ser mais baixo, analise com MUITO cuidado cada linha do contrato e certifique-se de que o tempo para cada entrega de fato será bom, não atrapalhando sua operação.
Tenha um sistema de controle
Como você faz o controle de bebidas no restaurante HOJE?
Tal tarefa, bem como muitas outras, está cada vez mais automatizada, e isso também pode, e deve, ser aproveitado por você através de planilhas específicas ou mesmo softwares.
Com a ferramenta certa será possível registrar entradas e saídas no estoque, ter relatórios para estudar e verificar se não está havendo algum tipo de desvio, conhecer o volume de vendas por períodos determinados e muito mais!
Tenha um procedimento de recebimento
Os procedimentos JAMAIS devem ficar de fora do seu controle, sendo o procedimento de recebimento um dos mais importantes. Ele merece total atenção por um fato simples: é através dele que você conseguirá “cortar pela raiz” muitos problemas que podem surgir posteriormente.
Por exemplo: perceber que determinada bebida está sem o lacre e não conseguir fazer a devolução, ou que determinado lote foi enviado por engano, com a data de validade próxima demais.
Para evitar que esses e outros casos aconteçam, lembre-se de sempre verificar cada item, não importando o tempo que seja necessário, confrontar o que foi recebido com o que consta na nota fiscal e, ainda, ter um documento de devolução. Esse último irá, inclusive, fazer com que os fornecedores entendam que seu controle é de fato sério e criterioso.
Tenha um procedimento de armazenamento
Compras feitas e produtos recebidos… É hora, então, de cuidar do armazenamento no estoque, o que também exige um bom procedimento.
Nesse caso, as dicas incluem manter o espaço limpo e organizado, organizar as bebidas de maneira que as que vencem primeiro também sejam vendidas antes das demais e utilizar um formulário de requisição para que se possa compreender o motivo da saída de cada bebida do estoque, bem como de novos pedidos que precisem ser feitos ao fornecedor.
E, por falar em armazenamento, não deixe também de manter seu estoque fechado. Isso evita que os colaboradores peguem itens a hora que quiserem.
Tenha uma Ficha Técnica
Já abordamos diversas vezes a importância da ficha técnica na rotina do restaurante, mas o que você talvez não saiba é que ela é FUNDAMENTAL também para o preparo de bebidas.
Ou seja: todo suco ou drink produzido por sua equipe deve ter esse documento, que não só cria padronização e garante qualidade para cliente, como também atua no controle do desperdício, uma vez que vocês terão registrado quanto de cada ingrediente deverá ser utilizado.
Na hora de treinar a equipe, seja da cozinha ou do salão, essa ficha também deve ser usada como base.
Tenha uma Ficha de Controle de Desperdícios
E ainda falando sobre fichas, que tal ter uma exclusivamente para o controle de bebidas no restaurante no que diz respeito ao desperdício?
Trata-se da Ficha de Controle de Desperdício, igualmente obrigatória para todo restaurante que realmente deseja otimizar o orçamento e alcançar o sucesso, lembrando que muitos donos de estabelecimentos desse tipo não se atentam aos produtos que são simplesmente perdidos.
Por exemplo: perdem cervejas pelo fato de as mesmas terem congelado, ou veem sucos voltando para a cozinha por insatisfação do cliente e não registram esses ocorridos, nem mesmo buscam analisar a causa do problema para tentar uma solução.
E produto perdido também é dinheiro perdido, certo?
Mas nem tudo se resume a perdas: existem, ainda, os casos nos quais a equipe oferece cortesias para os clientes, ou mesmo em que os sócios também consomem as bebidas sem pagar por elas. E esses também são casos que se enquadram em desperdício, devendo ser registrados e eliminados.
Faça auditorias
E a última forma de aumentar o controle de bebidas no restaurante que temos para apresentar não perde em nada em importância para as demais: faça auditorias SEMPRE que julgar necessário!
Seja uma vez por semana, a cada 15 dias ou uma vez por mês, realize a contagem de todas as bebidas do seu estoque físico e confronte com o estoque virtual conseguindo, assim, descobrir se está havendo algum tipo de desvio, erros de lançamento no sistema de controle e até mesmo furto.
Sim: a confiança deve fazer parte da rotina de trabalho, mas infelizmente podem ocorrer situações de roubo de produto ou mesmo de dinheiro, como comentado nesse artigo.
Agora, para entender ainda mais cada tópico que mencionamos até aqui, dê uma olhada na aula abaixo:
Tudo o que você precisa aprender sobre esse assunto em um só lugar
Além de assistir a aula indicada, conheça também o Treinamento Estoque 360º, através do qual poderá não só aprender de forma profunda tudo que diz respeito ao controle de bebidas no restaurante, mas também obter as ferramentas necessárias para que esse controle possa existir.
Como isso é possível? Simples: o treinamento é composto por dezenas de vídeos aulas, materiais de apoio e planilhas automatizadas.
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Já ajudamos dezenas de restaurantes pelo país a alcançarem o controle ideal de bebidas, e temos certeza de que também podemos ajudar o seu!