Você sabe qual é o core business do seu restaurante? Se não, deveria saber! Mas pode ser, na verdade, que você nem mesmo conheça o termo core business e como identificá-lo, por isso vamos te ajudar, com o conteúdo desse artigo.

Está preparado para aprender?

Então, vamos lá!

Aprendendo a descobrir o core business do seu restaurante

Para descobrir qual é o core business do seu restaurante você deve saber, primeiro, do que se trata esse termos. E eis a explicação mais simples:

Trata-se de uma expressão em inglês que significa algo como “a parte central ou nuclear de um negócio ou de uma unidade de negócios“: é o termo usado para descrever a principal atividade de uma empresa.

É A GRANDE SACADA. AQUILO QUE ELA FAZ DE MELHOR, ONDE ELA INOVA, SEU PRINCIPAL ATIVO INTELECTUAL.

O que não devemos, jamais, é confundir core business com o ramo de atividade de uma empresa, pois dois concorrentes diretos podem ter um core business completamente diferentes.

Peguemos como exemplo duas empresas que produzem roupas femininas. Apesar de atuarem no mesmo ramo de atividade, a empresa A pode ter o core business representado por roupas plus size e, a empresa B, vestido de festas.

Conseguiu entender a diferença?

Saber qual o ponto central, o ponto realmente forte do seu restaurante, é um diferencial a nível de estratégia. Tudo que for relacionado à sua identidade vai te ajudar a se conectar com seu público alvo.

É muito natural que, principalmente no início do seu negócio, você pense em mudar para tentar chegar nos resultados que deseja o mais rápido possível. Mas, muito cuidado com essas mudanças, para não acabar fugindo da sua identidade.

No vídeo abaixo estão dicas preciosas sobre como identificar e potencializar suas fortalezas, para criar estratégias com o foco no seu core business!

Leia também: Dicas para ter um Atendimento Diferenciado em seu Restaurante

E agora que você já aprendeu mais sobre como identificar o core business do seu restaurante, que tal falarmos de um assunto igualmente importante, e que fará total diferença no dia a dia do seu negócio e nos seus resultados?

Confira no tópico abaixo.

A importância de treinar seus colaboradores e focar no seu cliente

Todos os funcionários devem saber  cumprir com suas tarefas,  como cozinhar, tomar conta do caixa, tirar pedidos, servir, etc, porém se sentirão muito mais motivados se forem constantemente incentivados, e isso cabe a você!

Faça mais por sua equipe: além das “obrigações”, ensine também novas habilidades, a fazer as perguntas certas em cada situação, a usar boas técnicas de comunicação e a deixar um cliente feliz. E não é necessário nada grandioso: às vezes o simples fato do seu garçom saber o nome ou o pedido favorito do seu cliente já se torna um diferencial enorme.

core-business-de-restaurante

Isto significa também focar no cliente, e não apenas na equipe e no negócio. Muitas vezes ficamos batendo na tecla de ensinar somente o que é necessário para se executar corretamente uma função, e esquecemos de ensinar a como tratar as pessoas. Por alguma razão achamos que os colaboradores sabem como fazer, porém alguns sabem, outros não. E mesmo os que sabem precisam aprender como utilizar suas habilidades de acordo com as particularidades do estabelecimento.

Aliás: pense em maneiras para tornar seu restaurante mais amigável e simpático, indo além de prestar um bom atendimento.

Procure oportunidades de mostrar como é fácil e gostoso ser cliente de sua casa: chamamos a isto de gerenciamento para o cliente. Sim: é óbvio que é preciso gerenciar a operação também, mas, se você não tiver o foco no cliente, poderá deixar de ter um negócio dentro de algum tempo.

Fica abaixo uma famosa frase que te ajudará a refletir mais a respeito:

“Existe apenas um patrão – o cliente. Os clientes podem despedir qualquer um na empresa, do presidente para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.” — Sam Walton 

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