Que a higiene é um fator de suma importância para qualquer estabelecimento que trabalhe com alimentos, todos nós sabemos. Porém, mesmo com essa certeza, é comum nos esquecermos que a dedetização para restaurante também se faz importante, sendo exigida inclusive por lei. Você sabia disso?
Nesse artigo vamos explicar melhor a respeito, mas já tenha em mente que, se ainda não contratou uma dedetizadora, deve buscar fazer isso imediatamente.
Por que a dedetização para restaurante é tão importante?
Você e sua equipe prezam por manter cada canto do seu restaurante sempre impecável no que diz respeito à limpeza? Se sim, ótimo, estão no caminho certo!
Porém somente isso não é suficiente para garantir que nunca terão problemas com pragas e insetos… Caso receba uma visita surpresa da vigilância sanitária, inclusive, o local pode estar o mais limpo possível, mas se não existirem vestígios de que houve dedetização, provavelmente você terá problemas.
E isso irá ocorrer justamente por que a vigilância considera que a dedetização para restaurante e qualquer outro local que trabalhe com alimentos é a melhor forma de manter o ambiente 100% livre dos já citados insetos e pragas, como ratos e baratas, e deve ser feita visando não só o estabelecimento, mas também o que existe ao redor.
Ou seja: definitivamente não se trata de uma tarefa que deva ser desempenhada pelo próprio dono do estabelecimento.
Uma dedetização bem feita oferece apenas benefícios, como:
Evita problemas com a vigilância sanitária
Afinal, mesmo em visitas surpresas os fiscais não encontrarão focos de insetos ou qualquer cenário que possa atraí-los, evitando multas e até mesmo o fechamento do seu negócio por um período que pode ser longo.
Veja mais especificações da ANVISA aqui.
Mantem em dia a saúde de clientes e funcionários
Uma vez que o ambiente está devidamente dedetizado, anulam-se os riscos de que funcionários e colaboradores adoeçam por conta dos alimentos preparados em seu restaurante.
Lembrando que doenças causadas por pragas e insetos podem ser realmente graves, e com certeza você não gostará de ser o responsável por elas.
Evita a perda de credibilidade
E se não há pragas e insetos, nem o risco de doenças, dificilmente seu restaurante perderá a credibilidade junto ao público em geral, e aqui estamos nos referindo mais uma vez tanto aos clientes quanto aos funcionários.
Esse primeiro público irá admirar seu restaurante por perceber que nele jamais encontrarão uma barata, por exemplo, e o segundo irá se orgulhar de trabalhar em um ambiente limpo e seguro.
Quando esse serviço deve ser contratado
Como se trata de algo que deve ser feito, mas que jamais deve ser feito por sua equipe ou por você, é indispensável a contratação de uma dedetizadora, e isso deve ser feito imediatamente, mesmo que seu negócio esteja começando a sair do papel nesse momento.
Essa urgência se dá pelo fato de que quanto mais rápido você puder contar com uma equipe de confiança, mas rápido serão identificados possíveis focos de pragas e insetos para que se inicie o controle. Lembrando que essa deve ser uma análise criteriosa que vai além do estabelecimento em si e considera também outros fatores, como a existência de bueiros próximos e caçambas de lixo, que podem atrair problemas para o seu restaurante.
Mas como fazer uma boa contratação?
É mais simples do que parece, basta seguir algumas dicas como essas abaixo:
Observe se há assinatura de contrato
Essa é uma medida básica para assegurar seus direitos como contratante do serviço, garantindo que o mesmo será feito como o combinado e, se possível, pelas mãos de uma única equipe a cada visita. Esse é um ponto positivo a seu favor, afinal a equipe em si já conhecerá todo o histórico do seu estabelecimento e saberá onde e como deve agir.
No contrato deve constar, principalmente, a periodicidade das visitas, que deve ser mensalmente por se tratar de um restaurante.
Busque saber como é feito o uso de químicos
A dedetização para restaurante, como qualquer outra, é feita com produtos químicos, e justamente por isso é primordial se certificar de que a empresa contratada sempre terá os devidos cuidados pré e pós aplicação, para evitar a contaminação dos alimentos.
De qualquer forma, sempre oriente seus funcionários a higienizarem novamente tudo o que forem usar, para o caso de ter ficado algum vestígio de produto em algum lugar.
Questione sobre o quão completo é o serviço oferecido
Acima falamos da importância de verificar os possíveis focos de pragas e insetos que cercam o restaurante, e essa verificação precisa constar no serviço que você contratar.
Uma empresa de credibilidade também irá oferecer uma espécie de “manutenção”, através da qual educa sua equipe a respeito de boas práticas que devem ser adotadas para garantir a saúde de todos.
Pesquise o registro da empresa contratada
Por fim, outra dica tão importante quanto todas as demais listadas até aqui é pesquisar sobre a dedetizadora, a fim de se certificar de que ela de fato está registrada junto à vigilância sanitária.
Muitas empresas desse tipo não possuem o registro e oferecem seus serviços normalmente, muitas vezes por preços mais atrativos, o que pode gerar sérios problemas ao seu negócio, desde a entrega de uma dedetização mal feita até mesmo danos à saúde por não utilizarem produtos legalizados.
Medidas extras que devem ser tomadas…
Então, agora que você já conhece mais sobre dedetização para restaurante, não deixe de fazer a contratação correta o quanto antes, ou verificar se a dedetizadora que contratou de fato está entregando um bom serviço.
Além disso, adote medidas extras para garantir o bom manejo dos alimentos, que deve ocorrer desde o recebimento dos mesmos até o armazenamento correto no estoque, envolvendo fatores como esses abaixo, abordados nesse artigo sobre estoque seco:
- Utilizar prateleiras ou estrados;
- Permitir a circulação de ar entre os produtos;
- Manter a limpeza de toda a área.
Aqui, mais uma vez, podemos perceber a importância de uma boa gestão de estoque para garantir que toda a operação do restaurante saia como esperado.
Se você ainda não trabalha esse ponto com excelência, conheça o Treinamento Estoque 360º para entender como cada processo voltado a ele, seja a escolha dos fornecedores, a compra em si ou o armazenamento, faz diferença no dia a dia do seu negócio e no seu financeiro.
Clique acima para saber mais, ou entre em contato e iremos te ajudar.
E lembre-se: a dedetização para restaurante também envolve o estoque, sendo que a empresa escolhida jamais deve agir de modo a atingir os alimentos com produtos químicos.