Apostar no delivery em restaurante como estratégia para aumentar as vendas e potencializar os lucros do estabelecimento de fato é uma ideia válida. Porém, é preciso pensar muito além do lado financeiro e considerar também o que o seu cliente espera dessa iniciativa, afinal, é ele que irá desfrutar dela.
Não há saída: é preciso utilizar o delivery também para fidelizar os clientes, e você irá descobrir como isso pode ser feito através das 7 dicas listadas nesse artigo.
Continue a leitura para conhecê-las.
O que o cliente espera de um delivery em restaurante, e o que você tem feito a respeito?
Você, como cliente de um estabelecimento, espera o que quando descobre que o mesmo trabalha com delivery?
Obviamente o primeiro pensamento que vem à mente é aquele relacionado à praticidade de não precisar se deslocar para pedir algo. Mas agora, como dono de restaurante, responda: o que você tem feito para que esse pedido se transforme em uma ótima experiência para cada um dos seus clientes? Sua preocupação e de sua equipe está em apenas anotar o que foi solicitado e fazer a entrega, ou vocês buscam ir além?
Se você busca superar as expectativas, parabéns! Está no caminho certo!
Porém esse caminho rumo a criar a melhor experiência em todos os sentidos nem sempre é fácil e alguns detalhes importantes podem passar despercebidos.
Para evitar que isso aconteça no seu negócio, confira as dicas abaixo.
7 dicas para fidelizar o cliente do seu restaurante com delivery
DICA 1: Tenha um ótimo atendimento em todos os canais disponibilizados
Telefone, WhatsApp, Messenger, aplicativo de delivery próprio… O ideal é que você de fato trabalhe com o maior número de canais de atendimento que conseguir, mas se sentir que não dará conta dessa tarefa, fique somente no básico.
Todo cliente aprecia a atitude de uma empresa em estar em diferentes canais, porém também deixa de admirar aquela que não se faz realmente presente em todos, por isso se certifique de que sua equipe não irá deixar ninguém sem ser atendido.
DICA 2: Ofereça uma ótima experiência com a entrega
A entrega é outro ponto chave no delivery para restaurante, sendo o momento no qual seu cliente tem um contato REAL com sua equipe, então torne esse momento especial.
Converse com seus entregadores e se preciso ofereça um treinamento voltado para o atendimento ao cliente, abordando a importância de fatores como pontualidade, simpatia e cordialidade.
DICA 3: Seja criativo em todos os sentidos
Usar a criatividade é uma das maneiras de diferenciar seu negócio da concorrência, então coloque-a em prática.
No que diz respeito ao delivery em restaurante ela pode ser aplicada no próprio atendimento (bons exemplos nesse sentido são os atendimentos realizados nas redes sociais por grandes marcas), na embalagem e onde mais você julgar necessário.
DICA 4: Saiba aceitar críticas
Acredite: uma empresa que não é capaz de lidar com críticas perde a credibilidade facilmente, e esse não deve ser o seu caso.
Saiba receber cada feedback e utilizá-lo para crescer e aprimorar cada vez mais o seu trabalho, e fale com a sua equipe sobre a importância dessa atitude. Caso cheguem críticas pelas redes sociais, tenha humildade para admitir possíveis erros.
DICA 5: Mostre interesse em agradar o cliente
Quem é que não gosta de ser mimado e/ou receber uma atenção especial, não é mesmo?
E com os clientes que utilizam o delivery em restaurante esse cenário não seria diferente: quanto mais você fizer com que se sintam especiais, melhor será a experiência que irão desfrutar. Uma ideia nesse sentido, além de manter a humildade e admitir quando cometer algum erro, como pedido entregue com atraso, é criar um pedido de desculpas criativo.
Ele pode envolver desde um aperitivo grátis até mesmo uma carta escrita pelo gerente do restaurante.
DICA 6: Ofereça qualidade em todo pedido que for entregue
A qualidade, claro, deve ser prioridade em seu restaurante, e isso inclui também o delivery.
E vale lembrar que não basta que ela esteja somente no sabor: a temperatura da comida e a apresentação também contam inúmeros pontos na hora de fidelizar o cliente. Nunca é demais reforçar que a entrega em si e o atendimento também devem ser SEMPRE de qualidade.
DICA 7: Crie ações que ajudem a fidelizar os clientes
Acredite: seus clientes percebem quando está ou não existindo um esforço para fidelizá-los, e você pode criar ações que ajudem a utilizar essa percepção a seu favor, além de realmente gerar fidelização.
Algumas iniciativas válidas nesse sentido incluem o envio de cupons de desconto, cartões fidelidade (por exemplo: a cada 10 pedidos, 1 é por conta da casa) e até mesmo brindes. Basta analisar o que está dentro do seu orçamento e condiz com a realidade atual do seu negócio.
Se prepare da forma correta para utilizar o delivery a favor da fidelização dos seus clientes
Para colocar todas as dicas acima em prática, porém, é preciso ter ao seu lado as ferramentas certas, para garantir que tudo sairá como esperado, para você e para os seus clientes.
No que diz respeito à qualidade de cada pedido entregue, é preciso que exista padronização em sua produção, o que só é possível através da Ficha Técnica, abordada profundamente no Treinamento Cardápio Vendedor. É com ela que você irá garantir que a receita será preparada corretamente, inclusive em relação à apresentação.
O estoque é outra área importante que deve ser controlada a fim de atingir as expectativas do cliente: afinal, a experiência de ligar em um restaurante e descobrir que determinado prato não está sem feito por falta de ingredientes definitivamente não é positiva. E você pode aprender a reverter esse tipo de problema e tudo mais que diz respeito a esse assunto no Treinamento Estoque 360º.
Não se esqueça, ainda, de manter um controle financeiro impecável em seu negócio, entendendo tudo que entra e sai do seu caixa e o lucro real que está sendo obtido, como abordado nas Planilhas de Gestão Financeira.
E então, preparado para começar a utilizar o seu delivery para fidelizar seus clientes?