“Estoque seco de restaurante”. Eis um termo que muitos donos desse tipo de estabelecimento, ou qualquer outro ligado à alimentação fora do lar, muitas vezes não conhecem, mesmo por que em uma pesquisa simples na internet em busca de seu significado a resposta não aparece de forma tão clara.
Logo, se você não fez um curso voltado especificamente para se especializar nessa área, também pode ter suas dúvidas sobre o que vem a ser o estoque seco e por que é tão importante cuidar para que o armazenamento do mesmo ocorra da forma correta.
Mas não se preocupe: nesse artigo separamos as informações que você precisa saber a respeito, e temos certeza de que irão te ajudar.
Continue a leitura para conhecer mais sobre o assunto.
O que é um estoque seco de restaurante
O que vem à sua mente quando você pensa em estoque seco de restaurante? Produtos “secos”?
Se sim, esse pensamento na verdade não está de todo errado, uma vez que é basicamente isso que compõe esse tipo de estoque, fazendo parte dele itens como arroz, feijão e farinhas, por exemplo.
Mas o que de fato determina um estoque ser ou não seco é a sua temperatura de armazenagem existindo, nesse caso, 3 tipos:
- O estoque refrigerado, que deve ser mantido em geladeira;
- O estoque congelado, que deve ser mantido em freezer;
- O estoque seco, que deve ser mantido em temperatura ambiente, de acordo com as especificações que constam na própria embalagem do alimento.
E é por isso que, além dos itens que listamos acima, como arroz e farinhas, é comum encontrarmos enlatados também no chamado “estoque seco de restaurante”.
Mas, e quanto à armazenagem em si, como deve ser feita?
Descubra no próximo tópico.
Como deve ser o armazenamento correto desse tipo de estoque
Por se tratar de muitos alimentos “secos”, como os grãos, não é difícil imaginar que o armazenamento não precisa ser tão rigoroso por se tratar de algo mais difícil de estragar, mas esse pensamento não poderia estar mais errado.
Tais produtos precisam de cuidados específicos, como os que seguem abaixo:
O estoque seco deve ser mantido longe dos itens de limpeza
Todos os alimentos devem ficar completamente separados dos produtos de limpeza do seu restaurante, não só por serem itens completamente diferentes entre si, mas principalmente para evitar qualquer tipo de contaminação.
Não deve haver nenhum contato com o chão ou com as paredes
O armazenamento deve ocorrer em estrados ou prateleiras que fiquem distantes do chão, das paredes e do teto, sendo que a distância em relação a eles deve ser de 25 centímetros, 10 centímetros e 60 centímetros (pelo menos) respectivamente.
Isso irá garantir que haja circulação de ar entre os produtos, bem como organizá-los no famoso formato de cruz.
Cada produto deve ser mantido em embalagem primária original
Ou seja: seus pacotes de arroz chegaram embrulhados em papel ou plástico, ou mesmo dentro de caixas de papelão?
Então retire essa embalagem secundária antes de levar cada pacote ao estoque, mantendo apenas a embalagem primária, com a devida identificação, até que seja preciso abrir o produto.
Vidros devem ser mantido “em pé”
O que significa basicamente que todo vidro de conservas ou outros produtos industrializados que você adquirir jamais deve ficar de cabeça para baixo, para evitar que as tampas fiquem enferrujadas.
Lembre-se que esses produtos também fazem parte do estoque seco de restaurante.
4 dicas gerais para ter um estoque impecável
Além das dicas que demos acima, existem outras tão importantes quanto para que você tenha sempre um estoque impecável em seu restaurante, sendo ele seco ou não.
Por exemplo:
Use primeiro os produtos próximos ao vencimento
Essa é uma regra para o bom funcionamento de qualquer estoque, e deve ser aplicada já na armazenagem: produtos próximos ao vencimento ficam na frente, justamente para serem utilizados primeiro.
Dessa forma evita-se o desperdício por falta de uso, o que é um indicador claro de estoque mal gerido.
Mantenha a higiene
Esse deve ser um princípio básico em seu negócio, e não apenas uma obrigação a ser cumprida por conta do medo em relação à vigilância sanitária.
Manter alguns produtos distantes uns dos outros para evitar contaminação, como já mencionado, é fundamental, mas adotar medidas que priorizem a higiene em si também é, como manter a área do estoque limpa e com dispositivos que bloqueiem a entrada de insetos.
Trabalhe com categorias
Sem dúvidas essa é a dica que mais irá te ajudar na hora de gerir seu estoque seco de restaurante e os demais produtos, pois garante que seu tempo seja otimizado.
E o processo não poderia ser mais simples: basta separar cada item por categoria, facilitando que seja encontrado.
Faça inventários
A separação por categorias irá ser útil inclusive para os inventários, que devem ser feitos periodicamente em seu negócio.
Aliás, aqui também entra novamente a dica da data de vencimento: na hora da checagem você ou a pessoa responsável poderá se certificar de que o que vencerá primeiro está na frente e se há algo que já venceu e deve ser descartado.
Por fim, outra dica extremamente importante, principalmente para que seu dinheiro seja utilizado de forma inteligente, é fazer suas compras na quantidade certa: nem mais, nem menos.
Para isso é fundamental utilizar a Planilha de Curva ABC de Estoque como aliada, pois através dela é possível notar quais produtos de fato possuem mais saída e precisam ser comprados em maior quantidade, e quais podem ficar em menor número no estoque. E acredite: isso fará muita diferença em seu caixa.
Se você ainda não conhece essa planilha e quer saber como colocar todas as dicas que demos até aqui em prática, conheça o Treinamento Estoque 360º, desenvolvido para que seu estoque seja gerido de forma impecável em literalmente todos os processos, desde a escolha do fornecedor até a saída de cada item para preparo na cozinha.
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