Existem vários fatores que precisaríamos analisar para chegar num diagnóstico mais preciso para essa pergunta: Por que alguns restaurantes conseguem gerar lucro enquanto outros sofrem miseravelmente para pagar as despesas do mês? Infelizmente o que mais percebemos é que muitos donos e gerentes de restaurante não estudam como deveriam os números do seu negócio e, com isso, não têm parâmetros para as principais tomadas de decisão, e muitas vezes cometem erros que podem custar até mesmo o sucesso do negócio como um todo.
Os dados do restaurante ajudam a orientar decisões, desde o pedido semanal de curto prazo até o planejamento financeiro e investimentos de longo prazo. Com base nesses dados, você também pode procurar pontos de análise nos custos por turno, nos seus pedidos de compras, no controle da produção e até mesmo no atendimento aos clientes. E todo esse entendimento terá um reflexo direto nos seus lucros.
A avaliação de dados te ajudará a identificar não apenas os desafios contínuos, mas também as oportunidades. O que está funcionando? O que não está? E a partir daí você pode fazer escolhas inteligentes para o seu negócio.
Mas quais seriam os principais números do seu restaurante que você deveria verificar? E o que esses dados realmente significam para o seu negócio?
Profissionais que já sabem as respostas para essas perguntas são justamente aqueles que conseguem gerar lucro, e agora você também será um deles!
Nesse artigo, separamos 6 dicas baseadas em todos os números importantes que devem ser analisados, para te ajudar hoje mesmo a “colocar o trem nos trilhos” e seguir rumo aos resultados que você tanto sonha para o seu negócio.
Vamos lá?
6 dicas que como gerar lucro no seu restaurante analisando os números certos
1 – Analise e controle seus números de vendas
Você pode fazer esse controle utilizando um software ou até mesmo uma planilha de controle: importante, nessa atividade, é ser capaz de ver o que é mais pedido entre os seus clientes e o que está tendo pouca saída. Reflita, também, a respeito da margem de lucro desses itens.
No vídeo abaixo há uma explicação de como algumas técnicas simples podem aumentar as vendas de determinados itens no seu cardápio:
Se um item é popular e altamente lucrativo, é o que a Engenharia de Cardápio chama de pratos estrelas. Todo dono de restaurante espera ter várias estrelas no seu cardápio.
Já se um prato é popular, mas sua margem de lucro é pequena ou inexistente, é então chamado de “burro de carga”. Ter muitos pratos como esse no seu cardápio pode significar que você não está sabendo como trabalhar a precificação e, com isso, está deixando de faturar.
Você usa a Engenharia de Cardápio a seu favor?
Se não sabe o que é e como aplicar, aconselhamos a leitura de um artigo completo falando sobre esse tema que muita gente desvaloriza, mas que é muito importante para gerar lucro em qualquer restaurante. Clique aqui para conhecê-lo!
2 – Conheça seus custos com alimentos
Depois de analisar os números de vendas e comparar a popularidade dos pratos em seu cardápio X o lucro que cada um deles gera para o seu negócio, é hora de reavaliar seu custo de insumos para cada um desses pratos.
Consulte as faturas do fornecedor, sua planilha de controle de compras (é fundamental que você tenha uma) e certifique-se de que compreende o custo real de cada ingrediente e quanto desse ingrediente está sendo usado para qualquer prato individual vendido. Isso pode te ajudar a decidir qual dos seus pratos deve ter seus preços ajustados para manter a margem de lucro sobre controle.
Veja, abaixo, um vídeo que irá te ajudar nesse processo:
3 – Conheça seus custos com mão de obra
Antes de falar sobre o que é mão de obra direta e indireta, precisamos te explicar o significado de mão de obra: esse termo se refere ao trabalho manual empregado na produção dentro do seu negócio de alimentação. Assim, a mão de obra direta diz respeito ao trabalho executado por colaboradores que estão diretamente atuando na fabricação dos produtos. Em outras palavras, seriam os trabalhadores da linha de produção.
Já a mão de obra indireta é o trabalho de supervisão ou apoio à produção, tais como a limpeza, manutenção, vigilância, etc. Além disso, a mão de obra, tanto direta como indireta, tem um custo, o qual é uma das parcelas correspondentes ao custo total que precisa ser inserido no custo dos pratos dentro do seu restaurante, fato esse ignorado pela grande maioria dos empreendedores do segmento de alimentação e bebidas.
Assim, quanto mais cara for a mão de obra, mais alto será o valor do seu produto, embora exista uma série de outros aspectos que influencia no valor final de um prato.
4 – Estude seus concorrentes
Você também deve procurar as classificações e os números de mercado da concorrência em sua cidade, bairro ou região para, a partir desse estudo, identificar áreas de melhoria para o seu próprio restaurante e, assim, gerar lucro.
Se seus concorrentes (especialmente aqueles com dados demográficos iguais ao seu) parecem estar se saindo melhor em certas áreas, se pergunte: “o que eles estão fazendo e eu não? Como posso melhorar meus números ou estratégias diante desse estudo?”.
Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa se fazer com os dados colhidos nessa pesquisa.
Do outro lado da moeda, você pode ter resultados muito melhores do que a maioria dos seus concorrentes e isso é um ótimo sinal de que o seu negócio está no caminho certo.
Valorize cada vez mais seus pontos fortes e busque incessantemente corrigir os pontos que ainda estão fracos. Você precisa proporcionar para seus clientes uma experiência única e prazerosa, desde o atendimento até os pratos que você oferece em seu cardápio.
5 – Conheça seu retorno do investimento em anúncios
O retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS) é um cálculo bastante simples: a receita da campanha publicitária dividida pelo custo da campanha de anúncios multiplicada por 100.
É o ROAS que te permitirá enxergar o quanto uma campanha publicitária específica beneficiou o seu restaurante. A partir daí, você pode tomar decisões sobre futuras campanhas de marketing, melhorando cada vez mais os resultados dos seus anúncios.
Mas fique atento: existem fatores atenuantes além desse cálculo que você terá que ficar de olho.
Por exemplo: o ROAS apenas diz o quanto foi investido e retornou em vendas, e não no lucro. Ao decidir sobre suas campanhas, aponte para publicidade que incentive os clientes a gastar mais, não menos.
6 – Atente-se ao feedback dos seus clientes
Sim, o feedback do cliente é um dado qualitativo do seu restaurante – não números, mas opiniões subjetivas. Afinal, os números brutos não podem dizer como seus clientes se sentiram durante a experiência de um almoço ou jantar, mas uma análise fornece insights mais profundos sobre o que mais se destaca no seu negócio.
Não são apenas críticas positivas que são importantes: se seus dados mostrarem que os números estão bons, mas com algumas avaliações ruins, não se desespere. Essas informações são valiosíssimas para você ver onde precisa melhorar e aumentar os resultados do seu negócio de forma a gerar lucro.
E então, que tal começar a seguir todas essas dicas e acompanhar seus números agora mesmo?
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a ter uma outra visão sobre o seu negócio e, se você quer se aprofundar ainda mais nos estudos, temos um convide a fazer: venha fazer parte da escola Domine Seu Restaurante!
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