Pode ser que você ainda não conheça dicas de marketing para lanchonete que possam de fato transformar seu negócio e seus lucros, mas saiba que está no lugar certo para resolver esse problema. Nesse artigo vamos te apresentar 5 dessas dicas, além de algumas informações extras ligadas ao assunto.
Preparado para aprender e colocar tudo em prática?
Então continue a leitura até o final.
Mas, afinal, o que vem a ser o marketing para lanchonete?
Buscar dicas a respeito é ótimo, mas tão importante quanto é entender o que de fato vem a ser o marketing para lanchonete, por isso vamos dar uma breve explicação sobre ele.
É muito comum que empreendedores, e não só eles, acreditem que o marketing, seja em qualquer negócio, esteja voltado para somente um esforço, como pensar em formas de atrair clientes. Mas a verdade é que ele vai MUITO além, e é importante que você saiba disso.
Sabe a escolha do seu logo, das embalagens nas quais seus lanches serão servidos e até mesmo o uniforme da sua equipe? Todos esses pontos, e inúmeros outros, fazem parte do que chamamos de marketing, e nesse artigo aqui, da Rock Content, você poderá aprender mais sobre ele.
Achamos essa explicação necessária para que você possa compreender por que as dicas a seguir são tão diversificadas.
Vamos a elas…
Marketing para lanchonete: 5 dicas para começar a aplicar agora mesmo
DICA 1 – Se possível, evite trabalhar com o que todo mundo já trabalha
Isso não significada que você não possa vender seus lanches e salgados como qualquer outra lanchonete, mas a questão é: no que essa atitude te diferencia dos demais? Por que o cliente escolheria o SEU estabelecimento, e não outro?
A grande dica aqui é ter ao menos um produto diferenciado, algo que só você tenha e que possa ser conhecido como seu carro chefe. Se ele realmente for incrível, acredite: será fácil conseguir atrair mais clientes.
DICA 2 – Divulgue seus diferenciais em todos os canais possíveis
E, claro: uma vez criado esse carro chefe, ele deve ser devidamente divulgado junto a todos os outros diferenciais da sua lanchonete.
Essa divulgação deve ocorrer em todos os canais possíveis: fale sobre seu lanche incrível (caso o carro chefe seja ele) em seu site, nas suas redes sociais, no folder entregue junto aos pedidos do delivery… Torne-o conhecido e instigue as pessoas a irem conhecê-lo!
DICA 3 – Invista em divulgação paga
Outra grande dica voltada para o marketing para lanchonete é fazer divulgação paga atrelada à divulgação que você já faz nas redes sociais, em suas listas de transmissão no WhatsApp e outros canais.
Nesse contexto também vale investir em redes sociais, impulsionando publicações, por exemplo, mas há ainda uma infinidade de ideias para serem colocadas em prática, como a criação e distribuição de materiais gráficos, a divulgação em veículos locais da sua cidade e até mesmo o investimento em influenciadores locais.
DICA 4 – Trabalhe com promoções e combos
É impossível falar de lanchonete sem lembrar de grandes marcas desse meio e seus famosos combos, que também podem estar presentes no SEU negócio como forma de atrair público através de um ótimo custo-benefício.
Além de criar combos, crie também promoções interessantes, que possam te ajudar a conquistar clientes e fidelizar os que já possui. Cada dia da semana pode ter um lanche com valor promocional, datas comemorativas podem ser acompanhadas de ótimos descontos… São inúmeras as possibilidades.
DICA 5 – Considere, também, trabalhar com brindes
Os brindes também podem fazer parte do seu marketing para lanchonete, não sendo à toa que marcas famosas desse segmento os utilizam o tempo todo, a exemplo do Mc Donald’s.
É claro que você não precisa investir milhares de reais para poder trabalhar com o mesmo tipo de brinde que eles trabalham, mas por que não pensar em copos reutilizáveis, uma sobremesa simples para quem comprar um combo ou algum mimo para quem preencher o cadastro para receber seus comunicados?
Independente das dicas de marketing para lanchonete que você escolher, tenha sempre em mente que é importante conhecer a fundo seu público, a fim de compreender se o que estará colocando em prática de fato condiz com o que as pessoas esperam do seu negócio.
Dica extra: utilize o social a seu favor
Investir em marketing para lanchonete é um esforço que não deve ser feito somente com o foco em atrair clientes e vender mais, mas também em fazer com que sua marca seja lembrada por características específicas.
É por isso que muitos empreendedores buscam se envolver também com questões sociais, e se tratando de lanchonetes mais uma vez podemos usar o Mc Donald’s como exemplo, com o seu famoso Mc Dia Feliz.
Que tal trabalhar algo nesse sentido em seu negócio? Se há algum projeto ou alguma causa em sua cidade com a qual você se identifique, busque ajudar de alguma forma, seja doando parte das vendas feitas em determinado período, divulgando a necessidade de doação junto aos seus clientes… Também é possível estar presente defendendo um bem comum para todos, como o meio ambiente.
Lembra dos copos que citamos acima? Eles podem ser dados como brinde para que seus clientes comprem menos copos descartáveis, e o mesmo ocorre em relação aos canudos.
Mais uma vez não faltarão oportunidades de colocar suas ideias em prática, e se você tiver uma equipe de marketing isso será ainda mais fácil.
Como sempre reforçamos, porém, que com mais ações e com mais divulgação, a tendência é que as pessoas comprem mais, e nessa hora ter um bom controle financeiro é essencial para acompanhar tudo que entra e sai do seu caixa.
Se você tem dificuldades nessa área, conheça as Planilhas de Gestão Financeira, criadas especificamente para te ajudar a ver suas vendas de outra forma, principalmente as que são feitas via cartão.
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