Você sabia que, para melhorar o atendimento no seu bar ou restaurante, é muito importante que você invista em treinamentos para os seus garçons? Afinal, na maioria das vezes eles são o principal e até mesmo o único contato em relação aos seus clientes, lembrando que, de forma geral, costumamos formar nossa opinião sobre um estabelecimento com base na atenção com que fomos recebidos.
Com a grande concorrência existente, para agradar e fidelizar seus clientes não basta apenas ter uma boa comida: você precisa ter garçons treinados e eficientes para atender todos os perfis de clientes que venham frequentar o seu estabelecimento, e é sobre isso que falaremos nesse artigo.
Confira abaixo.
Como tornar o seu garçom uma arma poderosa de vendas
Transformar seus garçons em verdadeiras armas de venda significa melhorar o atendimento e obter um aumento significativo em seus resultados.
É importante ter isso em mente, uma vez que muitos empreendedores focam somente em custos, compras, insumos e marketing, mas acabam esquecendo de um ponto fundamental, que é a equipe e o fortalecimento do time como um todo. E o resultados, claro, pode ser catastrófico.
Para fugir desse erro, você pode começar de uma forma muito simples:
Faça uma pesquisa com os clientes do seu estabelecimento, e pergunte como ele avalia, numa escala de 0 a 10, a importância de pontos como:
- Qualidade dos Pratos e Bebidas
- Apresentação dos Pratos e Bebidas
- Ambiente
- Higiene dos Banheiros
- Atendimento
Frisamos que o item o ponto que deve estar no máximo em segundo lugar em sua pesquisa, no que diz respeito a avaliações positivas, é o atendimento.
As pessoas querem e precisam ser bem atendidas. Por isso, mantenha uma atenção permanente sobre sua equipe de atendimento, crie uma sistemática de treinamento muito bem definida e com avaliação de resultados, e tenha um sistema de meritocracia e valorização dos resultados.
Pode apostar que, com essas iniciativas, aos poucos os resultados vão aparecer. E não esqueça: o atendimento pesa, e muito, na mente do cliente quando ele se propõe a escolher um local para fazer uma refeição!
Por isso, confira a seguir 4 dicas especiais que temos para te dar.
Dicas de como melhorar o atendimento do seu bar ou restaurante
Um empreendedor deve pensar em todos os detalhes quando monta um restaurante ou bar, o que inclui desde aspectos administrativos até a forma como o cliente poderá desfrutar do melhor do estabelecimento, o que definitivamente também inclui o atendimento.
Por isso, você deve:
Oferecer um treinamento completo para os seus garçons
O primeiro passo de um bom treinamento para garçons é apresentar a eles todos os setores do estabelecimento, bem como as normas e condutas da empresa e, claro, a forma como deve ser o atendimento.
É muito importante cada garçom saber como deve servir as mesas, qual ordem seguir e de que forma anotar os pedidos sem perder a agilidade, lembrando que ter um garçom bem informado e treinado sobre o funcionamento do estabelecimento e também do cardápio é um grande diferencial.
Uma dica valiosa: faça simulações com seus garçons antes mesmo de eles atenderem seus clientes. Treine possíveis situações de conflitos e ensine como eles devem proceder em cada contexto.
Falar com eles sobre a importância do uniforme e de uma boa postura
O uso de uniforme deixa o seu estabelecimento mais apresentável, sabia? Por isso seus garçons devem estar sempre com uniformes limpos, bem passados e adequados, conforme a proposta do negócio.
Também é importante que mantenham uma postura ereta e elegante: se as mãos estiverem desocupadas, por exemplo, devem ser colocadas para trás do corpo, evitando passar uma impressão de “desocupado” e passando uma imagem de atenção.
Estimular o exercício dos bons hábitos
Um garçom deve, acima de tudo: mostrar educação ao falar com o cliente, ser paciente e ouvir com atenção para entender e resolver as necessidades do mesmo. Frases como “boa noite”, “obrigado” e “com licença” são obrigatórias no vocabulário, que deve ser formal e discreto.
O garçom deve ser extremamente profissional, não deve ser intrometido ou indiscreto e também não falar mal de colegas ou do seu ambiente de trabalho.
Adotar técnicas de aprimoramento para garçons
É importante manter o foco na reciclagem do conhecimento dos seus garçons, absorver novas técnica, participar de workshops e treinamentos para estar sempre informado sobre as tendências do mercado.
O seu restaurante ou bar deve sempre ter um diferencial com relação aos concorrentes: para isso, busque por novidades e recomende que seus garçons se aprimorem a fim de melhorar o atendimento ao cliente.
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São dicas bem simples, não é mesmo?
E, mais que isso: são essenciais para que você realmente tenha um atendimento de excelência e uma equipe sempre sintonizada com o seu negócio, motivada e disposta a dar o seu melhor! Coloque cada uma em prática assim que possível e verá que os bons resultados não irão demorar para aparecer.
Caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade nessa tarefa, entre em contato. Nossa equipe está aqui para te ajudar.