A meritocracia nas empresas é um modelo gerencial muito importante de ser aplicado independentemente do tamanho, porte ou faturamento.
Como o próprio nome já diz, meritocracia está ligada diretamente à mérito. E como criar uma gestão dentro do seu restaurante, bar, lanchonete, pizzaria, onde seus colaboradores possam ser recompensados diante dos seus resultados?
É sobre isso que falaremos nos próximos tópicos, continue a leitura abaixo para saber mais!
Definição e importância da Meritocracia na sua empresa
Meritocracia é um sistema de gestão que considera o mérito como a razão principal para se atingir posições de topo. Segundo a meritocracia, as posições hierárquicas devem ser conquistadas com base no merecimento, considerando valores como educação, moral e aptidão específica para determinada atividade.
No caso do meio corporativo, especificamente, o mérito é o que você necessita para subir na carreira dentro de uma empresa.
3 dicas de como usar a meritocracia em sua empresa
Pensando nisso, decidimos compartilhar com você 3 dicas de como aplicar o sistema de meritocracia dentro da gestão do seu negócio.
Veja quais são elas:
1) Meritocracia: reconhecimento público
Qual foi a última vez que foi aplaudido publicamente?
Pode até ter se passado muito tempo, mas temos certeza de que você ainda se lembra! Agora imagine a força que esse simples gesto terá diante da sua equipe para alguém que foi aplaudido por ter alcançado uma meta ou resultado?
Faça desse gesto uma prática da gestão de meritocracia na sua empresa. Sempre que os resultados forem alcançados, por menores que possam parecer, ajudará a fortalecer ainda mais sua liderança e trará resultados imediatos a nível de motivação.
2) Meritocracia: não espere datas comemorativas
Não seja como a maioria das pessoas que espera uma “data comemorativa” para poder presentear alguém que gosta. Se sua equipe teve um resultado acima da média ou se sua casa chegou nos resultados esperados para um final de semana, por que não recompensar toda equipe na semana seguinte com bolo, salgadinhos e guaraná, por exemplo?
Garantimos que atitudes assim irão fortalecer seu time e aumentar ainda mais a motivação de todos em busca de um objetivo comum!
3) Meritocracia: tenha metas e recompensas de curto e longo prazo
É importante ter metas individuais e de curto prazo, já que elas ajudam na motivação diária.
Digamos que por algum motivo seu colaborador não tenha conseguido os resultados em um ou dois meses… O fato de existir uma recompensa a longo prazo, onde apesar de uma “perda” momentânea ele sabe que tem chances de receber o GRANDE PRÊMIO no final do ano, por exemplo, com certeza o manterá motivado, mesmo diante dos atuais “resultados ruins” que ele teve.
Metas a longo prazo ajudam a manter sua equipe sempre alerta e nos trilhos!
Esses são apenas alguns exemplos dentre tantos outros de uma gestão de meritocracia na sua empresa, e você pode entender mais sobre esse assunto tão importante assistindo ao vídeo abaixo:
O que vale é ter em mente que reconhecer o trabalho de alguém com palavras, gestos ou atitudes além de ser nobre, é um ato de fortalecimento da união entre você e sua equipe!
Mas vale lembrar que no sistema de gestão por meritocracia é importante que a empresa coloque metas atingíveis para manter a equipe motivada e engajada. Não seja o tipo de empregador que elabora metas impossíveis de serem alcançadas ou que, para serem alcançadas, levam os colaboradores ao esforço extremo, combinado?
Todo sistema meritocrático só funciona se todos tiverem um objetivo comum e se sentirem à vontade com suas responsabilidades.
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Leve seu aprendizado a diante
Agora que você já sabe o que é meritocracia, como aplicá-la e conhece alguns benefícios que ela oferece, que tal aprender mais sobre outros assuntos, que também farão toda a diferença no dia a dia do seu negócio de alimentação?
Você precisa, por exemplo:
- Saber como gerir corretamente seu estoque;
- Saber como precificar corretamente os pratos do seu cardápio;
- Conhecer e aplicar a Engenharia de Cardápio;
- Utilizar as ferramentas certas para a gestão das suas vendas;
- Extrair o máximo proveito das redes sociais.
E tudo isso (e muito mais) é ensinado nos treinamentos da escola Domine Seu Restaurante, que já transformou centenas de estabelecimentos dentro e fora do Brasil e também irá transformar o seu para melhor!
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