Você passou ou acredita que irá passar por obras no restaurante? Se sim, é imprescindível se preparar, pois o que parece ser simples pode virar uma verdadeira bola de neve e atrapalhar seu negócio em inúmeros sentidos. “Mas onde buscar informações que possam me ajudar?”, você deve estar se perguntando, e eis a resposta: aqui, nesse artigo!
Nele separamos o que você precisa saber a respeito desse assunto.
Continue a leitura para saber mais.
Por que pode ser preciso fazer obras no restaurante
Antes de mais nada, achamos importante falar sobre o motivo da realização de obras no restaurante, o que deve ser entendido principalmente se você estiver na fase inicial do seu empreendimento, quando tudo ainda está no campo das ideias.
Como é do conhecimento de quem prepara um plano de negócio completo, a escolha do imóvel é uma das principais etapas na abertura desse tipo de estabelecimento. O que ocorre, porém, é que essa escolha dificilmente envolve somente o valor da compra ou do aluguel. Aliás, a não ser que o imóvel já tenha sido configurado para funcionar como restaurante, você com certeza precisará fazer obras ou reformas.
E estando com o restaurante em funcionamento, podem surgir situações que levem à realização dessas mesmas obras ou reformas. Por exemplo: seu número de clientes está aumentando e há uma área do espaço que pode ser usada para acomodar mais pessoas. Ou, quem sabe, houve algum problema no encanamento, exigindo a reforma dos banheiros.
São inúmeros os contextos pelos quais você pode passar em relação a esse assunto, mas o importante é saber como dar andamento sem prejudicar seu negócio ou futuro negócio, e as dicas a seguir são justamente sobre isso.
O que você precisa saber para lidar com suas obras da melhor forma
Será que só contratar uma boa equipe e separar o dinheiro necessário é suficiente? Tenha sempre em mente que a resposta para essa pergunta é NÃO.
Essa é a primeira dica que podemos te dar, ligadas a essas outras:
Não trabalhe apenas com o orçamento para a obra
Ter todo o dinheiro necessário para arcar com as despesas informadas pelo empreiteiro e/ou arquiteto de fato é fundamental, mas não se prenda somente a esse valor.
Separe também uma reserva, pois ela poderá ser necessária mais cedo do que você gostaria.
Saiba que imprevistos acontecem
E é justamente por conta desses imprevistos que uma reserva em dinheiro se faz necessária.
Nunca se sabe quando um material terá o preço alterado, quando será preciso recorrer a um “plano B”, mais caro que o inicial, ou mesmo fazer reparos por conta de erros internos, como uma pessoa da obra sem querer furar um cano.
Conte com equipes que realmente entendam do assunto
Será preciso haver uma ótima sintonia entre o arquiteto escolhido e o empreiteiro com sua respectiva equipe, para que o projeto realmente fique como o esperado em cada detalhe.
O que acontece, porém, é que essa equipe muitas vezes apenas obedece ordens, não sabendo com mais detalhes sobre o objetivo do trabalho, o que também pode levar a alguns erros. Se possível, contrate pessoas que já tenham trabalhado com obras em restaurantes antes e entendam a importância de cada elemento, como toda a parte elétrica da cozinha, que deve ser impecável.
Tenha um cronograma
Mesmo não sendo raro ele ser alterado durante as obras no restaurante, trata-se de um documento que definitivamente precisa ser feito.
Além de te ajudar a acompanhar tudo que está sendo feito, um cronograma te dará a visão clara em relação aos prazos te permitindo, inclusive, saber quando pode começar seus esforços de divulgação para a abertura ou reabertura da casa.
Mas, repetimos: ele não é imutável, e nem garante que imprevistos não irão aparecer, apenas te ajudam a olhar tudo com clareza. Há, por exemplo, casos de empreendedores que mesmo com um cronograma em mãos viram uma obra que acreditavam que duraria entre 5 e 6 meses durar em torno de 1 ano.
Conheça e respeite a legislação
Será que em sua cidade existem leis específicas sobre as obras que você quer fazer? Por exemplo: a altura de sua fachada ou as vagas de estacionamento ao lado da calçada precisam seguir medidas pré-determinadas pela prefeitura?
Busque conhecer e respeitar todas as leis a esse respeito, e não se esqueça de que seu espaço deve ter rampas e banheiros adaptados.
Mantenha seus clientes avisados
Por fim, outra dica valiosa a respeito das obras no restaurante é direcionada principalmente para quem precisou fechar as portas para reforma, mas também é válida para quem já está divulgando o negócio mesmo que faltem semanas para a inauguração: mantenha seus clientes avisados!
Aliás, mais importante que isso: passe as informações certas para eles. Um bom exemplo sobre isso é: não informe uma data de inauguração ou reinauguração sem saber quando a obra irá de fato acabar (e não esqueça que imprevistos acontecem).
Planejamento e um bom controle financeiro são essenciais
Para que cada uma das dicas acima possa ser seguida é fundamental que você crie um bom planejamento em relação à sua obra, envolvendo cronograma, valores e o que mais julgar necessário.
E, por falar em valores, não podemos deixar de mencionar que o controle financeiro também tem um imenso grau de importância nesse processo, mesmo que você ainda esteja tirando seu restaurante do papel. Essa importância aumenta ainda mais se seu estabelecimento já estava em funcionamento, afinal o dinheiro necessário para a obra não pode atrapalhar seu caixa.
As Planilhas de Gestão Financeira foram criadas justamente para te ajudar nesse tipo de questão, uma vez que com elas é possível ter um total controle de tudo que entra e sai do seu caixa, analisando a lucratividade e a quantia que pode ser guardada como reserva.
Com elas, saber quanto de dinheiro há disponível para obras e reformas se torna muito mais fácil, te dando muito mais tranquilidade para passar por situações como essas sem precisar se endividar ou ficar com o caixa beirando o vermelho.
Saiba mais sobre elas clicando no banner abaixo, e se ficar com qualquer dúvida clique aqui e converse com a nossa equipe.