A inclusão de um prato novo no cardápio do seu restaurante sempre é motivo de apreensão. Mesmo que você tenha certeza da qualidade, da combinação de sabores e do paladar. Vale lembrar que esse prato deve agradar o seu público-alvo e não somente você. Esse é um dos erros que muitos donos de restaurantes cometem, pois querem colocar no cardápio de seu restaurante somente o seu gosto pessoal.
Fizemos um checklist que pode ajudá-lo a incluir os novos pratos de uma maneira menos arriscada.
Confira, abaixo, os 3 pontos que o compõem.
O que fazer antes de incluir um prato novo no cardápio
1) Faça testes do novo prato gradualmente
- Prepare o prato com diversas variações;
- Selecione um pequeno “grupo de teste” – que não sejam amigos ou parentes, pois eles têm a tendência de gostar de tudo o que você faz.
- Coloque o prato no cardápio como uma “sugestão da casa” e peça a opinião dos clientes – esta inclusão no cardápio é apenas provisória, não esqueça que é um teste. Melhor ainda: pode ser uma sugestão verbal feita pelos garçons.
Você já ouviu falar do termo “Cardápio de Preço Fixo”? Assista o vídeo até o final e descubra como essa técnica pode te ajudar a alavancar os seus resultados.
2) Adote o novo prato no cardápio
- Avise a equipe de cozinha com antecedência e faça todos os “ajustes finos” com eles;
- Avise os garçons e ofereça a eles uma degustação do novo prato;
- Peça ao seu cozinheiro, para explicar como é feita a preparação do novo prato e fornecer detalhes que podem aguçar a curiosidade dos clientes;
- Avise a toda equipe de retaguarda a respeito da inclusão do novo prato no cardápio, para que as compras necessárias sejam feitas.
Antes de continuar o artigo, te convidamos a assistir um vídeo sobre a importância de entender a sazonalidade:
3) Avalie o prato
- Use o PDV (ponto-de-venda) para acompanhar as vendas do item. Se não tiver um PDV, faça a contagem e anote em planilhas no computador. Aliás, se você não faz a estatística de vendas dos itens do cardápio, pode estar perdendo dinheiro;
- Monitore a opinião dos clientes através de pesquisa interna e faça os ajustes necessários.
Acreditamos que, com estas providências, a inclusão do novo prato no cardápio, em definitivo, será feita com mais certeza de sucesso.
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