Quando se pensa em investir em algo, o setor de alimentação fora do lar é um dos primeiros a surgir na mente dos empreendedores, mas será que realmente vale a pena investir nele? Com certeza existem muitas pessoas que responderiam NÃO, mas a verdade é que esse é sim um bom mercado para investimento e que, como qualquer outro, exige muita dedicação.
Quer saber mais sobre ele?
Então fique conosco até o final desse artigo.
O crescimento do setor de alimentação fora do lar no Brasil
Como já adiantamos acima, há quem acredite que o setor de alimentação fora do lar não vale a pena no quesito investimento, mas boa parte do mercado acredita justamente no contrário, por se tratar de um setor que nunca está estagnado.
Em outras palavras: o crescimento sempre existe, ano a ano, mesmo que seja menor em períodos considerados de crise. Em 2018, por exemplo, esse crescimento foi de 3,5%, o que não alcançou as expectativas de modo geral, mas provou que bares, restaurante e demais estabelecimentos do tipo continuaram vendendo, mesmo num período considerado de crise. A informação, da Associação Nacional de Restaurantes, foi publicada nessa matéria do Portal Terra.
E se há estabelecimentos faturando, é sinal de que as pessoas continuam comprando, o que coloca por terra o mito de que os brasileiros simplesmente deixaram de comer fora de casa.
Aliás, como afirma o professor de economia Diego Santanna Malta em entrevista para o Diário Comércio Indústria & Serviços, os gastos com alimentação fora do lar jamais deixaram de existir: apenas se adequaram à nova realidade das famílias brasileiras, que passaram a contar com um orçamento um pouco menor para essa finalidade.
Mesmo na crise: vale a pena investir nesse setor
Então se você tinha algum tipo de receito em relação a investir no setor de alimentação fora do lar, pode ficar tranquilo e se esforçar em tirar sua ideia do papel, pois sempre é tempo de fazer esse investimento.
Mas fica a ressalva: não basta apenas começar com o pé direito, é MUITO importante manter um esforço constante para que o empreendimento dê certo, principalmente nos momentos de crise. A economia do país mais cedo ou mais tarde se recupera, mesmo que de forma lenta, e o cenário se torna melhor para todos, mas enquanto isso se mantém à frente quem souber se estruturar corretamente.
E para essa estrutura é preciso que você estude o máximo que puder sobre como abrir um restaurante, uma lanchonete, um bar ou qualquer estabelecimento ligado à alimentação fora do lar, e comece a traçar como será esse negócio.
Nessa etapa, os principais pontos que você deve definir são:
O que você deseja vender
Tudo bem querer abrir um restaurante, mas o que você realmente irá vender nele? Que tipo de culinária irá trabalhar? Qual prato será seu carro-chefe?
O que irá te diferenciar da concorrência
Seja esse prato especial, um conceito diferenciado na decoração, o uso da tecnologia de forma inovadora…
Você precisa pensar em algo que te diferencie da concorrência, mesmo por que é essa diferenciação que ajudará a manter seu negócio em destaque caso o cenário econômico se torne menos favorável em algum momento.
Quem você deseja ter como cliente
Aqui entra a famosa definição de público-alvo com todas as características possíveis sobre ele, como sexo, idade, escolaridade… O ideal é realmente criar personas que representem seus clientes ideais.
Onde você deseja estar
Qual a localização ideal para o seu estabelecimento?
Essa é uma das principais perguntas que você deve responder se realmente pretende empreender no setor de alimentação fora do lar. Lembrando que não basta escolher o local a esmo: ele precisa estar próximo de seus futuros clientes.
De quanto você precisa para começar
Qual o investimento necessário, considerando compra/aluguel de imóvel, contratação de funcionários, compra de insumos, móveis e equipamentos? Tenha em mente também que seu lucro não será imediato, portanto o valor investido deve ser suficiente também para cobrir todos os custos e despesas nos primeiros meses.
Ainda falando sobre diferenciação e começar seu negócio nesse setor
Sem definir claramente os pontos acima (e outros que não citamos), será impossível que você tire seu negócio do papel corretamente.
E se você ainda sente qualquer tipo de insegurança em ingressar no setor de alimentação fora do lar, busque dar ainda mais atenção para um ponto específico: a diferenciação em relação à concorrência, que não precisa ser nada extremamente elaborado. Com ideias simples já é possível se destacar e se manter em alta em qualquer cenário, sabia?
Uma dessas ideias é focar na EXPERIÊNCIA entregue ao cliente no seu estabelecimento. Alguns restaurantes pelo mundo oferecem jantares às cegas, por exemplo, o que ajuda a atrair ainda mais clientes, para algo que eles certamente guardarão na memória para sempre.
Outra maneira inteligente de se destacar é saindo na frente em relação às tendências de mercado. No que diz respeito especificamente ao foodservice podemos citar:
Alimentação saudável
É cada vez maior o número de pessoas que busca se alimentar de forma saudável, com comida de verdade, pensando na própria saúde e no meio ambiente. Isso vale também para a busca crescente por opções vegetarianas e veganas.
Comer em casa
A correria do dia a dia também está tornando maior o número de pessoas que compram comida para viagem ou que escolhem o delivery como opção para comer no conforto de casa. Logo, estabelecimentos que se atentarem a isso terão mais destaque em relação à concorrência.
Cardápios mais simples
Deixar de lado o cardápio com dezenas de opções também será cada vez mais uma forma de otimizar o tempo do cliente, e também da sua equipe.
Agora sim: que tal começar?
Você já sabe que vale sim a pena investir no setor de alimentação fora do lar, pois ele sempre irá te entregar resultado, e que é preciso estudo e dedicação nessa trajetória.
O que talvez não saiba é que pode começar esse estudo AGORA, aprendendo de forma mais profunda sobre todos os pontos que falamos até aqui. O ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso é a ferramenta perfeita para isso, e irá te ajudar a tirar seu negócio do papel.
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