Quando o assunto é tecnologia para restaurante, o que lhe vem à mente? O quanto você acompanha das tendências mundo a fora, que podem atingir o seu negócio mais cedo ou mais tarde? Obviamente que na correria do dia a dia nem todos os empreendedores conseguem um tempo livre para ficar por dentro das tendências tecnológicas no food service, por isso nesse artigo vamos falar de algumas.
E, acredite: os robôs também fazer parte dessa lista, e já são uma realidade em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.
Preparado? Vamos lá!
A importância de estar por dentro da tecnologia para restaurante
Você deve estar se perguntando o que mais nos levou a falar sobre esse assunto, e a resposta é: ele influencia diretamente seu negócio, por isso é tão importante.
Entenda que quando falamos de tecnologia para restaurante não nos referimos somente a soluções extremamente inovadoras, mas também a ferramentas mais simples que auxiliam em todos os processos dentro do estabelecimento, desde o atendimento inicial até o pagamento da conta.
E é justamente através dessas soluções e ferramentas que você consegue, entre outras coisas, otimizar o tempo de toda a sua equipe, eliminar ou evitar erros e, claro, criar uma boa experiência para os seus clientes.
Para que você possa entender melhor o quanto a tecnologia para restaurante já é algo presente, vamos falar um pouco sobre o que já está em funcionamento?
Pode ser, inclusive, que você até já utilize alguns dos exemplos que iremos citar e nem se deu conta de que está inserido nesse contexto inovador.
O que já está em funcionamento no que diz respeito à tecnologia para restaurante
TV para entretenimento
Esse com certeza foi um dos primeiros usos da tecnologia voltada para entreter o cliente, e ainda é possível de ser visto em diversos estabelecimentos, como pizzarias e restaurantes self service. E o rádio também não fica atrás: principalmente em lanchonetes famosas é possível escutar uma música de fundo.
Aplicativos para pedidos
E o uso dos aplicativos, claro, não poderia ficar de fora desse artigo sobre tecnologia para restaurante. Você utiliza algum como canal de pedidos e entregas? Aqui, vale tanto criar um próprio com a sua marca ou apostar em soluções prontas, como iFood.
Armazenamento na nuvem
Armazenar dados e informações diversas na nuvem também é uma forma de trabalhar a tecnologia dentro do restaurante, visando principalmente a segurança. Muitos empreendedores têm adotado esse tipo de armazenamento.
Cardápio digital
Por fim, outro grande exemplo é a substituição dos tradicionais cardápios de plástico ou papel por cardápios digitais, que podem ser acessados por tablets ou até mesmo diretamente na superfície da mesa. Os pedidos feitos vão automaticamente para a cozinha, já com todas as especificações feitas pelos clientes.
E o que está por vir…
E então, algum dos pontos acima já é uma realidade no seu negócio?
Na verdade, quando falamos do que está por vir, nos referimos também à presença cada vez mais forte de todas essas ferramentas no food service como um todo, e principalmente nos restaurantes. E faltou ainda falar de uma grande tendência: o autoatendimento.
Aliás, o autoatendimento pode ser inserido na parte dos cardápios inteligentes, mas não para por aí… Os totens, por exemplo, já muito utilizados por grandes redes de fast-food, também podem ser aplicados em restaurantes sem grandes problemas, gerando comodidade e rapidez em todo o processo de venda.
O que tem chamado atenção, porém, é o uso de robôs, que podem ser muito úteis também nesse caso.
Por mais que pareça algo extremamente futurista, já é uma realidade em muitas partes do mundo.
Alguns exemplos são:
Nos Estados Unidos
Já existem cozinhas robóticas, focadas inclusive em criação de receitas que jamais seriam consideradas simples para um robô. Há, ainda, robôs focados no preparo de hambúrgueres, inclusive um que produz mais de 100 itens por hora.
Na China
Por lá, experimentos como os realizados pela gigante KFC, provaram ser possível fazer o pedido e ser atendido diretamente por um robô.
Na Rússia
Já em solo russo, o que dita tendência é a chamada “robotização do café”, também já presente nos Estados Unidos. Esse exemplo na verdade é voltado para cafeterias, uma vez que os baristas são substituídos por robôs, mas não deixa de ser um tópico importante para você acompanhar.
No Brasil
As novidades de tecnologia para restaurante com foco em robôs também estão por aqui, e o melhor: representadas por criações brasileiras, como o Robô MOGÔ, criado como uma alternativa de atendimento para estabelecimentos self service.
Ele nada mais é do que um “robô balança”, que além de pesar o prato também entrega a comanda para o cliente e possui diferentes frases para recepcioná-lo. Com ele, ao final de cada dia você tem um relatório com o total de quilos vendidos, lucro líquido estimado e outras informações.
O que mais é importante saber…
A tecnologia não necessariamente substitui o trabalho humano, sendo esse um dos grandes medos tanto de donos de restaurantes quanto de funcionários. O Robô MOGÔ, por exemplo, permite que seu funcionário foque em outras atividades ao invés de ficar somente na balança, enquanto que os cardápios inteligentes permitem aos garçons atenderem as dúvidas pontuais de forma mais rápida, já que não precisam colher pedidos mesa a mesa.
Como dissemos anteriormente, utilizar a tecnologia é uma forma de criar uma boa experiência para os clientes, não sendo à toa que restaurantes que apostam nessas soluções acabam atraindo mais pessoas e vendendo muito mais. E se esse também é seu objetivo, esteja preparado: faça o controle correto de tudo que entra e sai do seu caixa.
Para isso, indicamos as Planilhas de Gestão Financeira, que te permite cadastrar entradas e saídas, além das vendas via cartão com suas devidas taxas, de forma automatizada, facilitando sua rotina. Aliás: por conta da automação, elas não deixam de ser uma ferramenta tecnológica também, não é mesmo?
Clique no link acima para saber mais e descobrir como podem ajudar o seu negócio. Se ficar com qualquer dúvida, entre em contato e converse com a nossa equipe.