Acompanhar as tendências da alimentação fora do lar é uma tarefa que literalmente todo empreendedor desse meio deve cumprir, por vários motivos. E o principal deles é o seguinte: são essas tendências que guiam o consumo em si, a experiência do consumidor e inúmeros outros pontos diretamente ligados à lucratividade.
O melhor é que não é preciso ficar em busca de informações a todo instante, visto que anualmente são listadas as principais tendências que você, dono de restaurante, bar, pizzaria ou estabelecimento similar, deve conhecer.
As de 2020 já foram divulgadas, e abaixo listamos algumas delas.
Acompanhe.
4 tendências da alimentação fora do lar para 2020
Praticidade na operação
Se você já tirou sua ideia do papel, não precisa se preocupar com essa tendência, pois ela é direcionada principalmente para quem ainda está planejando montar um restaurante ou algo similar.
Nesse caso, espera-se que esses novos negócios sejam mais práticos, focando na eficiência, e isso significa basicamente ter a operação um pouco mais reduzida: ponto de venda menor, equipe menor e cardápio mais enxuto, mas sem deixar de ter bons resultados.
Praticidade para o cliente
No que diz respeito às tendências da alimentação fora do lar para 2020, praticidade é a palavra-chave também em relação ao cliente.
Nesse contexto, a ideia também é oferecer conforto, apostando em iniciativas como carregadores de celular junto às mesas e até mesmo cardápios digitais conectados diretamente à cozinha, que evitem que o garçom tenha que ser chamado a todo momento.
Uso mais presente da tecnologia
Em relação a essa tendência podemos citar, mais uma vez, o cardápio digital, mas ele é apenas uma das opções para quem deseja um ambiente mais tecnológico para o próximo ano.
Totens de autoatendimento, por exemplo, já são realidade, bem como robôs criados especificamente para restaurantes por quilo.
Confiabilidade
Por fim, outra forte tendência, que tende a estar cada vez mais presente na alimentação fora do lar tanto no Brasil quanto no mundo é a confiabilidade e tudo que ela representa.
Explicando de forma simples: os clientes desejam poder confiar cada vez mais nos locais onde fazem suas refeições, em todos os sentidos. Isso inclui ter certeza de que os ingredientes possuem boa procedência, de que a equipe é idônea (principalmente os proprietários) e que há transparência entre o local e os seus consumidores.
Entender o mercado de alimentos como um todo é importante
E se é importante que você acompanhe as tendências da alimentação fora do lar, é importante também que acompanhe as tendências do mercado de alimentos como um todo, afinal é ele que mantém o seu negócio em funcionamento.
Um exemplo é o citado nessa matéria do site Duas Rodas, deixando claro que supermercados e atacadistas esperam, para 2020, melhora considerável nos negócios.
No que diz respeito a eles e esse mercado como um todo, as principais tendências estão ligadas a:
Sustentabilidade
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto de suas escolhas no meio ambiente também no que diz respeito à alimentação.
Você se lembra que citamos a confiabilidade mais acima? Pois bem: para passar confiança aos seus clientes, é importante mostrar que também se preocupa com essa causa não compactuando, por exemplo, com o descarte incorreto do óleo utilizado na cozinha.
Alimentação saudável
Outra grande preocupação é a relacionada à saúde, o que impacta tanto o seu negócio quanto seus fornecedores.
A tendência é que as pessoas, mais do que nunca, queiram se alimentar de forma saudável, excluindo gordura e outros elementos do prato. É importante que você saiba se adequar.
Tecnologia
E a tecnologia volta como uma importante tendência, mas dessa vez beneficiando o consumidor de outra forma: ele está extremamente conectado, utilizando seu celular como ferramenta de pesquisa e escolha também no que diz respeito aos lugares onde irá comer.
O que você pretende fazer a respeito?
Dica: crie uma boa reputação nas redes sociais, entre outras estratégias.
Com ou sem tendências da alimentação fora do lar, você jamais deve deixar se atentar
É exatamente isso que você leu: acompanhando ou não as tendências da alimentação fora do lar, é imprescindível que você jamais deixe de se atentar a tudo a sua volta que pode ter influência sobre o seu negócio.
Em relação ao atendimento, por exemplo: deve ser SEMPRE impecável, então não espere que o mercado dê as regras, sendo que você mesmo pode ter a iniciativa de buscar treinar sua equipe e deixá-la a par da experiência que o cliente deseja ter.
A preocupação com o meio ambiente é outro ponto que pode, e deve, ser começado a trabalhar imediatamente após o negócio abrir as portas pela primeira vez.
Aliás, muito antes disso: mesmo antes de sair completamente do papel já é possível estudar formas de reuso da água, maneiras de utilizar a energia solar de forma inteligente no espaço, buscar parcerias com empresas de coleta e também com fornecedores que não utilizem agrotóxicos em suas plantações.
E em relação ao desejo das pessoas de comerem de forma cada vez mais saudável, SEMPRE tenha em seu cardápio opções que atendam esse perfil de cliente e que fujam das saladas simples. Lembre-se que é preciso encantar, portanto junte-se à equipe da sua cozinha para que possam pensar juntos no melhor a oferecer e, se julgar necessário, faça também uma pesquisa com seu público.
Mas, ATENÇÃO: todo e qualquer prato ou drink trabalhado em seu cardápio deve ter Ficha Técnica, que garantirá padronização, qualidade e organização, otimizando o tempo de seus colaboradores e entregando a melhor experiência ao cliente. É através dessa ferramenta, por sinal, que você conseguirá calcular o preço pelo qual cada item deve ser vendido.
E por falar nisso: você já trabalha com Ficha Técnica em seu negócio? Seus colaboradores entendem sua importância e sabem interpretá-la?
Se a resposta foi não para uma dessas perguntas, conheça o Treinamento Cardápio Vendedor, onde poderá aprender de forma profunda sobre esse assunto e baixar suas próprias fichas para uso.
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