É muito importante que você invista em treinamento para garçons, pois na maioria das vezes eles são o principal ou até mesmo o único contato mais direto do seu cliente com a sua marca. E não é raro que formemos nossa opinião a respeito de um restaurante com base na qualidade do atendimento que recebemos, não é mesmo?

Temos certeza que em sua região existem dezenas de restaurantes que representam concorrência direta e indireta, portanto para agradar e fidelizar seus clientes você precisará ir além de ter uma boa comida: é preciso ter garçons treinados e eficientes para atender todos os perfis de clientes que venham a frequentar seu estabelecimento.

Entenda um pouco mais sobre isso no tópico abaixo.

Transforme seu garçom numa arma poderosa de vendas

Essa iniciativa significa ter um aumento significativo em seus resultados, sabia?

Muitos empreendedores acabam focando somente em custos, compras, marketing e outras questões, e esquecem completamente da equipe e da construção de um time forte. O resultado, nesses casos, tende a ser catastrófico!

Para evitar passar por isso, faça uma pesquisa em seu restaurante, bar, pizzaria ou lanchonete, e pergunte, numa escala de 0 a 10, como o cliente avalia seu negócio no que diz respeito a:

  • Qualidade dos Pratos e Bebidas
  • Apresentação dos Pratos e Bebidas
  • Ambiente
  • Higiene dos Banheiros
  • Atendimento

Vamos antecipar e te dizer que o item que deve estar no máximo em segundo lugar na lista dos mais bem avaliados em sua pesquisa é justamente o atendimento, pois as pessoas querem e precisam ser bem atendidas.

Por isso, mantenha uma atenção permanente sobre sua equipe de atendimento. Crie uma sistemática de treinamento muito bem definida e com avaliação de resultados. Tenha um sistema de meritocracia e de valorização dos resultados.

Pode apostar que aos poucos os resultados vão aparecer, e acredite: esse item pesa muito na mente do cliente quando ele se propõe a escolher um local para fazer uma boa refeição e se encontrar com amigos ou familiares.

4 dicas de treinamentos para garçons que você deve seguir

O dono deve pensar em todos os detalhes quando se monta um restaurante, desde aspectos administrativos até como seu cliente pode desfrutar do melhor do seu estabelecimento. Sendo assim, ele deve também montar um cronograma de treinamento para sua equipe.

Pensando nisso, trouxemos as seguintes dicas:

Comece por um treinamento básico

O primeiro passo do treinamento para garçons, é apresentar a eles todos os setores do estabelecimento, bem como normas e condutas da empresa. O gerente precisa, claro, explicar como deve ser o atendimento.

É muito importante que o garçom saiba  como deve servir as mesas, qual ordem deve seguir e de que forma deve anotar os pedidos, para que ao mesmo tempo ele seja dinâmico e ágil no seu atendimento.

Ter um garçom bem informado e treinado sobre o funcionamento do restaurante e também do cardápio é um grande diferencial.

Uma dica valiosa: faça simulações com seus garçons antes mesmo deles atenderem seus clientes. Treine possíveis situações de conflitos e ensine como eles devem proceder.

Aborde a importância do uniforme e da postura

O uso de uniforme deixa o seu restaurante muito mais apresentável, não é verdade? Por isso seus garçons devem estar com uniformes limpos, bem passados e adequados conforme a proposta do local.

uniforme-para-garcom

Também é importante, no treinamento para garçons, pedir para que se mantenham em postura ereta e elegante: se as mãos estiverem desocupadas, por exemplo, devem ser colocadas para trás do corpo.

Dica: indique a cada garçom pontos estratégicos onde ele possa se posicionai para ver o máximo do ambiente, ficando em posição de alerta para melhor atender seus clientes.

Fale também sobre os bons hábitos

Um garçom deve, acima de tudo, mostrar educação ao falar com o cliente, deve ser paciente e ouvir com atenção para entender e resolver as necessidades do mesmo. Falas como “boa noite”, “obrigado” e “com licença” são obrigatórias no seu vocabulário, que deve ser formal e discreto.

O garçom deve ser extremamente profissional: não deve ser intrometido ou indiscreto, e também não deve falar mal de colegas de trabalho.

Invista em técnicas e aprimoramentos

É importante que você mantenha o foco na reciclagem do conhecimento dos seus garçons, buscando mais conhecimento e incentivando no que diz respeito à absorção de novas técnicas e a participação em workshops e treinamentos, de modo a não deixarem de “ficar por dentro” das tendências do mercado.

O seu restaurante deve sempre ter um diferencial com relação aos concorrentes, para isso traga novidades e recomende que seus garçons se aprimorem a fim de melhor atender seu cliente.

Gostou dessas dicas?

Acesse e acompanhe nosso blog: você encontrará dezenas de conteúdos que farão toda a diferença no seu negócio de alimentação!

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