Quem possui a veia empreendedora encontra inúmeras oportunidades de nichos para explorar, e nesse caminho pode surgir a dúvida: vale a pena investir em um restaurante? Será que é um negócio promissor ou não? Bem, são justamente essas perguntas que vamos responder nesse post, então não deixe de ler até o final para saber se chegou a sua hora de empreender e tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.
Preparado (a)?
Então vamos lá!
O senso comum sobre valer ou não a pena investir em um restaurante
Você já perguntou a alguma pessoa próxima a você se ela acha que vale a pena investir em um restaurante?
Já pesquisou em grupos de empreendedores?
Se já tomou uma dessas iniciativas, ou se simplesmente observou as decisões de quem resolve abrir o próprio negócio, provavelmente se deparou com muitas opiniões negativas. Alguns dos pontos levantados são:
- Investir em um restaurante não dá lucro;
- É muito trabalho para pouco dinheiro;
- Lidar com comida, e com o público, é muito difícil.
Claro que não vamos generalizar, mas muitas pessoas pensam dessa maneira. Acreditam que abrir uma loja de roupas, por exemplo, é infinitamente mais simples e financeiramente mais compensador do que mexer com algo ligado à alimentação.
Por motivos como: o estoque não é perecível, manter a qualidade do que é servido se torna mais fácil, e por aí vai…
Mas, quer saber a verdade? O que falta nesses casos, na maioria das vezes, é uma única coisa: esforço.
Sim, vale a pena investir em um restaurante!
O que temos para dizer é exatamente isso: vale a pena investir em um restaurante SIM, se esse realmente for o seu desejo.
Afinal, quando fazemos algo com o coração as chances de dar certo são infinitamente maiores, e pode ser por isso que muitas pessoas enxergam esse negócio com pessimismo: no fundo, não é o que elas querem de verdade como empreendimento. Se fosse, o fato de ter que lidar com comida e “ter muito trabalho”, como dizem, não faria a menor diferença.
Quer mais razões para se convencer de que vale a pena?
Abaixo estão duas delas:
É um mercado promissor, mesmo na crise
Pare para refletir: mesmo cortando um pouco os gastos em momentos de crise, as famílias ainda continuam comendo fora vez ou outra, não sendo à toa que o mercado de alimentação fora do lar é um dos que menos sofrem em períodos financeiros difíceis.
É como dizem: podemos deixar de viajar e comprar roupas novas, mas sempre precisaremos comer.
Aliás, como mencionado nesse link do Mercado e Consumo, esse setor cresceu 3,5% em 2018, sendo freado somente por conta da greve dos caminhoneiros, e tende a crescer ainda mais em 2019.
Possibilita trabalhar tradição e inovação ao mesmo tempo
Sim, é isso mesmo que você leu: você não precisa ter seu negócio preso a somente uma dessas opções.
Na verdade isso é válido para qualquer segmento, mas quando se trata de restaurantes o valor agregado é muito maior. Se imagine no lugar do cliente e pense no quão incrível seria comer em um restaurante com décadas de história, que está em sua quarta geração e busca manter a tradição no modo de preparo dos pratos ao mesmo tempo em que inova com outros, agregando sabores, aromas…
Seria o máximo, não é mesmo? E esse é apenas um exemplo de como tradição e inovação podem andar juntas.
Para conhecer uma história real a esse respeito, conheça o restaurante Madalosso, apresentado no vídeo abaixo:
Mas não pense que é só isso: todo tipo de empreendimento exige dedicação, e nesse contexto não seria diferente.
Transformando o seu restaurante em um verdadeiro sucesso
Como já dissemos e vamos reforçar, vale a pena investir em um restaurante sim, mas ele só alcançará o sucesso se você souber trabalhar da forma certa.
Antes de mais nada, é importante que haja muito estudo atrelado à vontade de empreender nesse meio.
Qual a localidade ideal?
Qual será seu público-alvo?
Quais são seus concorrentes?
Quais diferenciais seu restaurante irá oferecer?
Todas essas e muitas outras perguntas precisam de resposta para que sua ideia comece a sair do papel com o pé direito, evitando problemas no meio do caminho. E, uma vez que o restaurante esteja funcionando, sua gestão precisa ser perfeita.
Trata-se de um esforço realmente constante a qual poucas pessoas estão dispostas, mas os frutos a serem colhidos não poderiam ser melhores.
Em relação aos seguintes pontos, você só tem a ganhar:
EQUIPE
Treinar sua equipe constantemente significa ter pessoas capacitadas para lidar com imprevistos, atender o cliente com excelência e trabalhar perfeitamente em grupo, criando um time sólido e disposto a gerar resultados.
ESTOQUE
Ao cuidar da gestão do seu estoque e das respectivas compras da forma correta, você automaticamente estará otimizando seus custos, o que refletirá positivamente no seu caixa ao final de cada mês.
E, por falar nisso, aprenda aqui a Como Controlar os Gastos Mensais do seu Restaurante.
AMBIENTE
Um ambiente agradável, sempre limpo e bem cuidado é indispensável para que o cliente se sinta à vontade e queira voltar. Mas isso você já sabe, não é mesmo? E, claro, esse ponto também precisa ser bem trabalhado todos os dias.
PROMOÇÃO
Como diz o ditado popular, “quem não é visto não é lembrado”, então sim: a divulgação e a promoção do seu negócio precisam ser constantes.
E não se engane se você já tem centenas de clientes e acredita que conseguiu fidelizar a todos: a concorrência existe e se promove, então o que REALMENTE te garante que seu cliente não pode te trocar vez ou outra?
Aliás, mais um ponto importante para fazer seu empreendimento valer a pena: pense constantemente em formas de inovar.
Concluindo…
O que podemos tirar de lição nesse post:
Vale a pena investir em um restaurante, porém para isso é preciso ter empenho e querer melhorar todos os dias.
E então, o quanto você está disposto (a) a realmente fazer seu restaurante dar certo?
Já provamos que isso é possível, agora só depende de você. Quer uma ajuda para começar e entender todos os pontos que merecem sua atenção? Conheça o ebook O Segredo dos Restaurantes de Sucesso, pensado justamente para ajudar nesse sentido.
Se ficar com alguma dúvida, estamos à disposição para te ajudar.