O tema de hoje é extremamente delicado e exige muita atenção de qualquer pessoa que esteja se perguntando se vale a pena ter um sócio na hora de montar um restaurante. Afinal, como em um casamento, em uma sociedade muitas vezes o entusiasmo e as grandes expectativas estão muito presentes no começo, mas acabam virando brigas e processos se os devidos cuidados não forem tomados.
É preciso que, em primeiro lugar, você entenda que um possível sócio deve ter habilidades que complementem as suas. Se você, por exemplo, é muito bom na parte técnica, mas tem dificuldade com vendas, é melhor encontrar alguém que domine essa área.
Mas a confiança, claro, é fundamental. Em primeiro lugar, porque o seu sócio precisa estar junto nos momentos difíceis do negócio. Além disso, a divisão dos valores deve ser acertada desde o início. Uma forma de não correr riscos é acertar todas as atividades no contrato social.
É importante saber o máximo possível sobre o parceiro em potencial, incluindo informações sobre sua família, a forma como ele lida com dinheiro, seus princípios e tudo mais que possa ser decisivo para assinatura ou não do contrato.
Pensando em te ajudar nesse processo, deixamos abaixo algumas perguntas que você deve se fazer antes de embarcar nessa jornada.
Confira!
3 perguntas para decidir se, para você, vale a pena ter um sócio
1) Será que você realmente precisa de um sócio?
Se você conseguir que alguém faça algo, sem que seja necessário lhe dar uma participação na empresa, é sempre uma melhor opção.
As pessoas se amarram na ideia da necessidade de ter mais alguém como sócio, para dividir as tarefas e responsabilidades. No entanto, isto nem sempre é realmente positivo para o negócio, e para você. Você precisa ter bem claro, mesmo no início, qual a atribuição de cada um dentro da organização. Cada detalhe fará toda a diferença em seus resultados.
2) O comprometimento do seu futuro sócio é tão grande ou maior que o seu?
O comprometimento do seu futuro sócio definitivamente precisa ser igual ao maior que o seu.
Uma sociedade, especialmente entre amigos, pode começar com muita diversão e emoção, mas num curto espaço de tempo, o trabalho do dia a dia vai transformando essa realidade. Sendo assim, pense que ao abrir um negócio você poderá, também, estar se tornando responsável (financeiramente falando) por parte da vida de várias pessoas que estarão compondo sua equipe. Comprometimento é a base!
3) Qual é a situação financeira do seu futuro sócio?
É muito importante ter informações verdadeiras sobre a situação financeira do seu futuro sócio. Lembre-se que isso influencia diretamente na abertura de um negócio que, talvez, seja o único da sua vida, e pergunte tudo o que acha importante saber antes de fechar a sociedade. Isso inclui até a apresentação de contratos.
A maneira como seu futuro sócio lida com esses compromissos pode ser uma bússola para lhe guiar na concretização ou não dessa parceria.
Leia também:
- Dicas para você reinventar o seu restaurante
- Como ter um atendimento diferenciado em seu restaurante
Agora, depois de conhecer essas perguntas tão importantes que deve se fazer, você considera que vale a pena ter um sócio para abrir seu restaurante, ou não?
Lembrando, mais uma vez:
A parceria só vai ser produtiva se vocês se completarem e também se cada um souber respeitar a individualidade do outro e a hierarquia dentro da empresa. Existem inúmeros casos de sucesso em empresas que possuem sociedade (você provavelmente já deve ter visto vários), mas tenha certeza de que esse sucesso só foi possível por que todos os sócios trabalharam dentro de suas áreas de excelência focando um mesmo objetivo, e sem medir esforços.
Importante: mesmo complementando um ao outro no que diz respeito aos talentos e atividades desempenhadas na sociedade, é interessante que todos os sócios entendam o máximo possível sobre o funcionamento do negócio.
Então aqui vão outras perguntas: o quanto o sócio que você tem em mente conhece a respeito da abertura e gerenciamento de restaurantes? E você: está por dentro desse assunto como deveria?
Se as respostas forem negativas, aceite nosso convite para conhecer o ebook Os Segredos dos Restaurantes de Sucesso: nele estão todas as informações que você precisa para “começar com o pé direito”.
Entre em contato caso tenha dúvidas, estamos aqui para te ajudar.